Por Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)
A publicação é um conjunto das principais apresentações ao longo do I Encontro da Ulepicc-Brasil, que busca sistematizar não apenas o conhecimento consolidado em torno da própria Economia Política da Comunicação, mas também desafios conceituais e metodológicos, expostos na interface com os temas apresentados pelos diversos convidados de mesas e grupos de trabalho, resultando em contribuições que apresentam um leque de possibilidades para futuras abordagens.
O livro é dividido em duas partes distintas: a primeira compreende artigos inseridos no campo da Economia Política da Comunicação ou em permanente diálogo com suas referências, já a segunda parte trata das interfaces com outras subáreas em Comunicação, que tanto se afirmam pelas instigantes provocações como por relevantes pontos de tangência merecedoras de investigações a serem elaboradas.
Informações e aquisições em: http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=1416
SUMÁRIO DO LIVRO
Prefácio
Introdução
PARTE I – O CAMPO E SEUS DIÁLOGOS
Get back to where you once belonged: alvorada, ocaso e renascimento da economia política nas análises da comunicação -Suzy dos Santos
Indústria cultural: conceito, especificidades e atualidade no capitalismo contemporâneo- Valério Cruz Brittos / João Miguel
Economia política da comunicação no Brasil: terreno fértil para análises maduras-Adilson Cabral
Colonização do discurso pelos imperativos categóricos do progresso-William Dias Braga
Cultura tecnológica, mídia e consumo globalizado -Dênis de Moraes
Trans-formaciones sociales y relaciones sociotécnicas en la cultura tecnológica-Eduardo A. Vizer
Políticas para comunicação e cidadania: o discurso inclusivo do livro verde brasileiro-Juliano Maurício de Carvalho
A grande mídia diante do local e do comunitário-Eula Dantas Taveira Cabral
PARTE II - O CAMPO E SUAS INTERFACES
Pesquisar para a emancipação digital-Gilson Schwartz
Sociedade e televisão-Laurindo Lalo Leal Filho
Reconfigurações da midiasfera sob a luz das interfaces-Simone Pereira de Sá
Perspectivas analíticas para a abordagem da relação entre comunicação e cultura-Márcio Souza Gonçalves
Os estudos culturais e o materialismo dialético-Marialva Barbosa
Relevância dos observatórios de comunicação, cultura e informação no contexto ibero-americano-Micael Herschmann
Sincronias e descompassos: América Latina e o relógio do mundo-Vera Lúcia Follain de Figueiredo
Ulepicc-Brasil reúne pesquisadores brasileiros de economia política da comunicação, da informação e da cultura
Sobre os autores