quinta-feira, 5 de junho de 2008

Livro (a ser apresentado no 1° DDD)

Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras

Por Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)

A publicação é um conjunto das principais apresentações ao longo do I Encontro da Ulepicc-Brasil, que busca sistematizar não apenas o conhecimento consolidado em torno da própria Economia Política da Comunicação, mas também desafios conceituais e metodológicos, expostos na interface com os temas apresentados pelos diversos convidados de mesas e grupos de trabalho, resultando em contribuições que apresentam um leque de possibilidades para futuras abordagens.

O livro é dividido em duas partes distintas: a primeira compreende artigos inseridos no campo da Economia Política da Comunicação ou em permanente diálogo com suas referências, já a segunda parte trata das interfaces com outras subáreas em Comunicação, que tanto se afirmam pelas instigantes provocações como por relevantes pontos de tangência merecedoras de investigações a serem elaboradas.
Informações e aquisições em: http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=1416

SUMÁRIO DO LIVRO

Prefácio
Introdução

PARTE I – O CAMPO E SEUS DIÁLOGOS

Get back to where you once belonged: alvorada, ocaso e renascimento da economia política nas análises da comunicação -Suzy dos Santos

Indústria cultural: conceito, especificidades e atualidade no capitalismo contemporâneo- Valério Cruz Brittos / João Miguel

Marx, Habermas, Foucault e a TV digital, plataforma de comunicação tecnologicamente mediada-César Bolaño

Economia política da comunicação no Brasil: terreno fértil para análises maduras-Adilson Cabral

Colonização do discurso pelos imperativos categóricos do progresso-William Dias Braga

Cultura tecnológica, mídia e consumo globalizado -Dênis de Moraes

Trans-formaciones sociales y relaciones sociotécnicas en la cultura tecnológica-Eduardo A. Vizer

Políticas para comunicação e cidadania: o discurso inclusivo do livro verde brasileiro-Juliano Maurício de Carvalho

A grande mídia diante do local e do comunitário-Eula Dantas Taveira Cabral

PARTE II - O CAMPO E SUAS INTERFACES

Pesquisar para a emancipação digital-Gilson Schwartz

Sociedade e televisão-Laurindo Lalo Leal Filho

Reconfigurações da midiasfera sob a luz das interfaces-Simone Pereira de Sá

Perspectivas analíticas para a abordagem da relação entre comunicação e cultura-Márcio Souza Gonçalves

Os estudos culturais e o materialismo dialético-Marialva Barbosa

Relevância dos observatórios de comunicação, cultura e informação no contexto ibero-americano-Micael Herschmann

Sincronias e descompassos: América Latina e o relógio do mundo-Vera Lúcia Follain de Figueiredo

Ulepicc-Brasil reúne pesquisadores brasileiros de economia política da comunicação, da informação e da cultura

Sobre os autores