segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mercado às teles: Abram suas redes e revejam planos de dados

Com a mobilidade atuando como um motor da economia mundial, vários segmentos buscam negócios na área para aproveitar esse potencial. E as cobranças sobre as operadoras móveis só tendem a crescer. "As teles precisam rever seus planos de serviços complicados e também as suas maneiras de vender dispositivos", afirmaram o CEO do Best Buy, Brian Dunn, e do eBay, John Donahoe, durante o Mobile World Congress, evento que reúne o setor de tecnologia, ao longo desta semana, em Barcelona, na Espanha. 

Os executivos - que apostam seus negócios na era da conectividade - foram além: disseram que na política de venda de tablets, as operadoras estão criando um novo dividendo digital - ao criarem políticas especiais de acesso a dados. O debate sobre a estratégia das teles aconteceu num painel sobre pagamento móveis. 

E apesar de admitirem que o modelo está crescendo, os CEOs do Best Buy e do eBay deixaram claro que o mercado poderia ser muito maior se o ecossistema das teles não fosse tão fechado e concentrado. "Operadoras precisam oferecer planos que sejam menos limitantes. Os consumidores não pensam em megabytes", afirmou Brian Dunn, do Best Buy. Os tablets, que estão virando a ordem do mundo dos PCs, serviram de exemplo. 

"Hoje, os consumidores pagam por um serviço premium de conexão e com dispositivos preparados para rodar em determinadas infraestrutura. Isso cria um novo dividendo digital. As teles precisam abrir suas redes para fomentar a redução de preços no ecossistema. Os dispositivos bloqueados impedem que os custos caiam", sustentou ainda Dunn. 

Donahoe, do eBay, foi além. "O ecossistema fechado não vai durar para sempre", sustentou. "As pessoas (usuários) sabem como contornar essas regras. As redes precisam ser o mais abertas possível. E quem fizer isso primeiro, ficará entre os líderes", completou. Para se ter uma ideia do avanço da mobilidade nos negócios, o o eBay espera faturar, em 2012, 8 bilhões de dólares em volume de vendas móveis de varejo, e seu sistema de pagamento eletrônico espera processar 7 bilhões de dólares em volume de pagamento online. Em 2011,o comércio online móvel do eBay gerou 5 bilhões em vendas de varejo, e o segmento móvel do PayPal processou 4 bilhões de dólares em pagamento.



Fonte: Convergência Digital.