Com um poder de consumo estimado em US$ 1 trilhão, o mercado hispânico dos Estados Unidos é uma oportunidade para a publicidade na TV. Ao menos é isso o que dizem os executivos dos canais hispânicos que participaram da Natpe 2012.
Na quarta-feira, 25, último dia do evento, o presidente da Telemundo Media, Emilio Romano, afirmou, assim como fez o presidente da Univision anteriormente, que está buscando aumentar a publicidade do canal, e uma das maneiras de fazer isso é através de conteúdo original. “Podemos incluir os anunciantes no nosso primetime, com merchandising, já que o produzimos totalmente”, diz.
Ele lembra ainda que a produção original é necessária para criar identidade com o público, já que os latinos que vivem nos Estados Unidos têm histórias de vida diferentes dos que vivem na América Latina. “Não podemos apenas adquirir programação do Chile ou da Colômbia. As pessoas que estão nos Estados Unidos muitas vezes se arriscaram e moram longe de suas famílias. O mercado hispânico dos Estados Unidos tem a sua própria realidade”.
Entre as produções originais, ele destacou as novelas “El Clon”, realizada em parceria com a Globo, e “Una Maid en Manhattan”, parceria com a Sony.
Competição
Assim como o presidente da Univision, Romano disse achar positiva a concorrência com a Mundo Fox, nova rede em espanhol da Fox International Channels em parceria com a colombiana RCN. “A concorrência é boa, valida a indústria. A entrada de uma companhia poderosa mostra o potencial desse mercado”, disse Romano durante a Natpe.
Segundo Hernan Lopez, presidente e CEO da Fox International Channels, a transmissão do novo canal deve começar no segundo semestre deste ano.
Daniele Frederico, de Miami. Fonte: Tela Viva.