sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A briga entre Google, Twitter, eBay e o governo americano



Gigantes da internet e o governo norte-americano entraram em um embate por questões relacionadas aos direitos autorais na internet. Representrantes do eBay, Google, Twitter, Yahoo e Wikipedia se uniram para elaborar carta pública contra o projeto de lei antipirataria, proposto pelo Congresso.

 

Batizado de Sopa (Lei para Parar com a Pirataria On-line, em inglês), o documento foi apresentado ao Senado com o nome de Lei para Proteção da Propriedade Intelectual. Mas, apesar de receber apoio das indústrias cinematográfica e musical, o projeto é visto pelos grandes como censura pelo fato de permitir ao governo fechar sites sem ter de levar o assunto à Justiça. 

 

A carta foi publicada em vários jornais nos EUA e endereçada aos congressistas. Parte do texto cita que, se levada adiante, a proposta pode transformar o governo num sistema restrito de liberdade de expressão, assim como funciona na China, Malásia ou Irã. "Todos nós tivemos a sorte de fundar grupos ou associações baseadas na internet, em um ambiente regulador que promovia o setor empresarial, a inovação, a criação de conteúdo e a livre expressão on-line", escreveram.

 

"Tememos que a Lei para Proteção da Propriedade Intelectual e a Lei para Parar a Pirataria On-line --que, inicialmente, foram feitas com a boa intenção de controlar a pirataria on-line-- ponham em risco essa estrutura", acrescentaram.

 

Fonte: AdNews