quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Burocracia e demora nas licitações atrasam cronograma do Plano Nacional de Banda Larga

As conexões previstas pelo Plano Nacional de Banda Larga (Pnbl) chegarão a São Paulo em fevereiro de 2012, com um ano de atraso segundo o cronograma oficial, informa a Folha de S.Paulo. Inicialmente, regiões Sudeste e Nordeste receberiam internet banda larga a partir do final de 2010.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, diz que os atrasos serão compensados agora que todos os contratos estão assinados, com exceção do Norte. Segundo a Folha, atraso nas licitações, burocracia e questionamentos do Tribunal de Contas da União sobre os valores dos contratos, alguns superfaturados, segundo o órgão, geraram os atrasos na execução do Plano.

As instalações da Telebrás começaram em Brasília e seguiram para o Sul de Goiás, em Itumbiara. As próximas conexões passarão pelo Triângulo Mineiro (Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas) até chegar a São Paulo, onde constam oito das 100 cidades prioritárias: Campinas, Guarulhos, Pedreira, Serrana, Conchal, Embu, São Carlos e capital.

Ceará recebe, primeiramente, as conexões do Pnbl na região Nordeste. A região Norte, uma das mais defasadas no setor de telecomunicações, será a mais atrasada, devido a problemas nos contratos com as empresas vencedoras dos leilões. "[Elas] não aceitaram rever preços e a Telebrás terá de realizar novo pregão. Por isso, nessa região, a infraestrutura da estatal deverá demorar ainda mais para chegar", explicou o ministro.

Bernardo compareceu, na última quarta-feira (26), à Câmara para discutir os questionamentos do TCU sobre os contratos.