O Fórum SBTVD fechou uma parceria com o governo para viabilizar a adoção da norma japonesa EWS no sistema brasileiro de TV digital. A medida, que passou a ser estudada após o desastre natural que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro no início do ano, tem por objetivo enviar alertas à população quando houver a iminência de catástrofes, como enchentes, deslizamentos de terra e ciclones.
Segundo o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, a proposta ainda está em fase de planejamento dentro dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Integração Social, Cidades e Casa Civil e sendo discutida paralelamente junto ao Fórum SBTVD. "Por enquanto estamos debatendo sobre os melhores meios de implantar o sistema", explica. O objetivo é que os alertas sejam enviados a televisores e celulares integrados com conversores digitais.
Ainda de acordo com ele, o principal desafio para se adotar a norma no Brasil é o fato de ela ter sido desenvolvida por técnicos japoneses. "Em virtude disso, ela esta toda estruturada para atender às necessidades do Japão. Ou seja, emitir alertas para terremotos, tsunamis e outros fenômenos naturais que não temos aqui", esclarece o assessor.