A Netflix ensaia sua estreia no Brasil por meio da principal emissora do país, a Globo. De acordo com a Folha de S.Paulo, repercutindo o Financial Times, a intenção do site é chegar também a Argentina, Chile e México.
Nos Estados Unidos e Canadá, a empresa oferece aluguel de filmes e programas televisivos por meio de streaming ao custo mensal de US$ 7,99, além de levar DVDs às casas dos assinantes – serviço semelhante ao da brasileira Netmovies.
Com possíveis contratos com a Globo e as mexicanas Televisa e TV Azteca, o site pretende incluir telenovelas nos pacotes. Mas nenhuma das emissoras quis comentar o assunto.
Ao Adnews, a assessoria da Globo disse que, por se tratar de uma empresa de capital aberto, não fica sabendo desse tipo de negociação até que esteja efetivamente fechada, mas ressaltou que não há confirmação oficial sobre a conversa.
Netflix no Brasil
A própria Folha já havia revelado os planos da Netflix de desembarcar no Brasil. Em março, diz o jornal, executivos das áreas de desenvolvimento de negócios internacionais estiveram por aqui e passaram duas semanas acertando a vinda da empresa.
O jornal afirma ainda que o início das operações em terras tupiniquins está marcado para acontecer em junho, com a oferta de transmissão de vídeos, filmes e séries pela internet. Mas a entrega de DVDs em domicílio não estaria inclusa.
Um novo modelo
A Netflix se apresenta como parceira dos estúdios, mas tem levantado medo quanto à fatia de mercado que levou desde seu nascimento, em 1997. O site é apontado como responsável indireto pela falência da Blockbuster e também como ameaça à rede HBO.
O JP Morgan realizou uma pesquisa e constatou que pelo menos 47% dos usuários ativos da Netflix consideram a hipótese de cancelar seus planos de TV paga. E o serviço já teve, em 2010, crescimento mais forte que a Time Warner, segundo a revista Screen.
Fonte: Adnews