quarta-feira, 27 de abril de 2011

Integrante do Grupo Cepos lança livro sobre a Rede Globo

A professora doutora Jacqueline Lima Dourado lançou seu livro intitulado Rede Globo: mercado ou cidadania, em palestra no Grupo Cepos, na terça–feira, dia 19. Este trabalho é fruto da tese de doutorado que estudou as estratégias da Rede Globo na esfera da cidadania, defendida junto ao Programa de Pós Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jaqueline atua como professora na Universidade Federal do Piauí e é integrante do grupo de pesquisa Cepos, coordenado pelo Prof. Dr. Valério Cruz Brittos.

A pesquisadora, durante seu depoimento, comentou sobre o desafio de lançar o livro e a dificuldade em obter a aprovação da Rede Globo. Foi relatado que mesmo a capa do livro foi alvo de censura, antes mesmo de ser impresso. Jacqueline questionou sobre a dificuldade enfrentada por pesquisadores para conseguirem estudar a emissora e poder falar das obscuridades que envolvem sua trajetória. A autora expressou alegria ao retornar para São Leopoldo e lançar este trabalho, fruto de anos de pesquisa junto ao grupo Cepos, por quem ela tem um enorme respeito.

Conforme Jacqueline, “o livro é uma contribuição positiva ao conhecimento da comunicação e que será de grande utilidade para os estudiosos e, principalmente, para os alunos de graduação e de pós-graduação interessados em conhecer diferentes facetas de nossa televisão, que provocam novas reflexões. Este livro, muito oportuno, chega a público no ano em que se comemoram os 46 anos da Globo e os 60 anos da instalação da televisão em nosso país”.

Jacqueline Dourado afirma que é impossível negar que a Rede Globo tem incorporado à programação temas sociais, alguns dos quais, hoje, estão mais em voga por conta da Constituição cidadã, de 1988, como também graças ao processo de redemocratização do País. A emissora carioca utiliza, com grande freqüência na programação, conteúdos com o chamado merchandising social, que é o foco do estudo da professora.