Por Leonardo Carvalho
Uma falha no Gmail ocorrida neste fim de semana causou um verdadeiro “apagão” nas contas de 150 mil usuários do serviço de emails ao redor do mundo – ou cerca de 0,08% do total de contas cadastradas. Mensagens, contatos e anexos sumiram das contas afetadas.
A Google informa que está trabalhando para restaurar as informações de todas as contas.
Isso lembra o resto dos usuários de emails online – de qualquer provedor – da importância de se fazer um backup local das suas mensagens e anexos.
Na verdade, como aponta o site Lifehacker, as informações mais seguras são as que estão salvas localmente e remotamente, ao mesmo tempo.
Considere que você tem um backup no seu HD e esse HD falha por algum motivo. Ter os dados em uma rede remota garante que você vai poder recuperar os dados perdidos. No entanto, se for o serviço de hospedagem onde você guarda seus arquivos que apresentar a falha você vai erguer as mãos para céu e agradecer por ter feito backup dos seus dados no seu HD.
O site dá algumas dicas para manter seus emails seguros
- Use um serviço de email para o desktop.
São muitas as opções, o mais conhecido deles é o Outlook que já vem embutido nas versões do pacote Office da Microsoft (exceto na versão Home & Student). Há também o gratuito Thunderbird e o Apple Mail – esse último para os usuários de Mac. Na página de ajuda da maior parte dos emails online constam as informações de configuração para que você possa baixar seus emails diretamente para o seu computador.
- Envie seus emails para uma conta secundária.
Ter mais de um serviço de emails pode ajudar. Quando mandar novas mensagens, copie seu email secundário como destinatário da mensagem. Claro que você corre o risco de receber resposta apenas no email primário – o destinatário pode responder apenas ao remetente ao invés de responder a todos - mas pelo menos uma parte da mensagem está salva. Se a resposta for realmente importante, basta encaminhar para seu email secundário.
Fonte: Msn