Por Leonardo Carvalho
Consumidores dos EUA e da Europa são os mais cautelosos com a tecnologia. América Latina e Ásia lideram intenção de compra.
A grande aposta dos fabricantes de TVs – e dos produtores de conteúdo, e dos operadores de TV à cabo, e do mercado de Home Video – para aumentar suas vendas e incrementar o consumo de Home Entertainment são as TVs 3D. Mas uma pesquisa da Nielsen Company revela que o consumidor ainda está com o pé atrás com a tecnologia.
A pesquisa foi conduzida pela Internet e ouviu 27 mil consumidores em 53 países. Apenas 13% desses consumidores disseram que “já possuem” ou “definitivamente comprarão” um aparelho de TV com tecnologia 3D nos próximos 12 meses. O número é maior entre pessoas com idades entre 21 e 34 anos e a intenção de compra é maior no Pacífico Asiático, América Latina e nos países do Oriente Médio, África e no Paquistão.
Consumidores da Europa e da América do Norte se mostraram mais reticentes com a tecnologia com apenas 6% dos consumidores da primeira região decididos a comprar um aparelho e meros 3% dos consumidores da América do Norte interessados no produto.
Sites tecnologia, como o GigaOm, especulam que uma das causas da baixa intenção de compra seria a necessidade do uso de óculos especiais para se usufruir das vantagens do 3D nos modelos atuais e que. Boa parte dos consumidores na América do Norte já teria experimentado a tecnologia e não ficou satisfeita. Com a chegada dos modelos 3D que dispensam os óculos, esses números poderiam mudar.
Legenda: Média Global, AP(Asian Pacific – Pacífic Asiático), EU (Europa), MEAP (Middle East, Africa and Pakistan – Oriente Médio, África e Paquistão), LA (Latin America – América Latina), NA (North America – América do Norte).Definitivamente irá comprar; Provavelmente irá comprar; Poderá ou não comprar; Provavelmente não irá comprar; Não irá comprar; Já tem.
Fonte: MSN