sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Extra inicia vendas por TV digital

O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do país, inaugurou esta semana mais um canal de vendas: a TV digital. O novo sistema, StickerCenter, desenvolvido pela softwarehouse brasileira Totvs, prevê que o consumidor use um aplicativo embarcado em seu aparelho de televisão ou em um conversor que, quando acionado, abre um espaço virtual de compras do Extra. Ali produtos, preços e promoções são oferecidos ao telespectador.

Numa primeira etapa, a operação da venda de produtos é finalizada por meio de um telefonema ao setor de televendas da rede de hipermercados. O sistema prevê que o consumidor passe os códigos dos produtos desejados ao operador de televendas e os compre por meio de cartão de crédito. A operação de vendas on-line, com interatividade no televisor, é prevista apenas para uma segunda fase do projeto, sem data definida para ser adotada.

A solução do Extra usa o StickerCenter, um portal gerenciador de aplicações para negócios interativos, baseado no padrão DTVi. A plataforma foi lançada pela Totvs esta semana, durante a feira Broadcast and Cable 2010, em São Paulo.

A tecnologia da venda por TV digital, em sua primeira etapa, usará um módulo embarcado nos televisores ou nos receptores. O sistema prevê que os Stickers, ou aplicativos de TV digital, sejam transmitidos e atualizados pelo sinal de TV de emissoras parceiras.

O acesso do consumidor ao sistema é feito a partir da navegação no menu do aparelho de televisão. O telespectador seleciona o portal StickerCenter e ali encontra a sua loja virtual. Em nota, o Grupo Pão de Açúcar informa que os Stickers transmitidos pelas emissoras serão utilizados pelos consumidores de forma gratuita. Já os Stickers dos produtos no portal poderão ser oferecidos gratuitamente a seus fabricantes, ou pagos, segundo o modelo do tipo "App Store".

Fonte: TeleSíntese