sexta-feira, 2 de julho de 2010

Senador quer assegurar SMS mais barato para deficiente auditivo

Portadores de deficiência auditiva ou de fala poderão pagar menos por mensagens de texto (SMS) na telefonia móvel. Isto é o que prevê o projeto de autoria do senador Flávio Arns (PSDB-PR), que pode ser votado na próxima semana pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O texto estabelece que o usuário do serviço de telecomunicação com deficiência auditiva ou da fala tem direito a plano com tarifas reduzidas para serviços de mensagem de texto, nas diversas modalidades de pagamento. Relator do projeto, senador Cícero Lucena(PSDB-CE), reconheceu que o regulamento da Anatel já prevê a obrigatoriedade desses serviços. Mas sublinhou que a norma não é cumprida pelas operadoras, motivo pelo qual a matéria precisa ser disciplinada em lei ordinária. O que ele deseja é tornar compulsório o cumprimento dessa norma.

Se aprovado, o projeto seguirá para o exame da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), para decisão terminativa. O parecer de Lucena propõe a aprovação da matéria com apenas uma emenda de redação.

Fonte: Tele Síntese