sexta-feira, 18 de junho de 2010

Um olhar atual sobre as mídias digitais

Por Eduardo Silveira de Menezes*

As novas configurações propostas pela tecnologia têm gerado uma série de debates no meio científico, principalmente com o advento da TV digital. Pensando nisso, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos por intermédio do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades (GPAv) realizaram nesta quinta-feira, dia 17 de junho, uma aula aberta dirigida aos estudantes e professores de comunicação interessados em debater este tema. O encontro foi realizado no miniauditório do Centro das Ciências da Comunicação e contou com a presença de um bom público.

Na ocasião, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Regina Mota, conversou com os presentes sobre as suas últimas investigações em torno dos novos formatos para redes móveis e mídias digitais. Mota destacou que hoje os lugares legítimos da produção de cultura e conhecimento já não são mais oblíquos, permitindo redesenhar o que tem de novo na tecnologia, indo além do perigo dos modismos da convergência digital.


Na foto a professora Maria Regina Mota (UFMG) expõe suas pesquisas e experimentações

Para a professora, “este momento é significativo, no sentido de se fazer algo diferente no Brasil”. Esta constatação deve-se ao fato de que, segundo ela, o país caminha em uma direção interessante sob o ponto de vista da massa crítica atuante na área de comunicação. Mota destaca que, “esse movimento permite a todos repensar conceitualmente o que se quer fazer com toda a tecnologia disponível”.

Na fala da pesquisadora, ao se discutir o fenômeno da convergência, evidencia-se a importância dada para a transdisciplinariedade. Por meio dos conceitos de multi-plataforma e multi-formato, Mota abre a possibilidade de se pensar bits que não estão mais estabelecidos para um meio específico e podem transitar com usos e funções diferentes entre o ambiente informatizado da internet, interagindo com a TV digital e sendo recebidos e transmitidos pelo celular.

*Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, bolsista da CAPES, membro do Grupo de Pesquisa CEPOS (apoiado pela Ford Foundation) e graduado em Jornalismo pela UCPel