A partir de abril a Rede Mundial de Televisão, de São José dos Campos, transmitirá para dez cidades da região do Vale do Paraíba a programação da TV Brasil. A parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fundação Paiva Netto foi formalizada nesta sexta-feira (5/3), em São Paulo. Assinaram o contrato de formação de rede a diretora-presidente da EBC, jornalista Tereza Cruvinel, o diretor de serviços da EBC, José Roberto Garcez, e os diretores da fundação, Renato Viana e Marcelo Bertolin.
“A parceria é muito importante para a formação de nossa rede e, ao formalizá-la, poderemos avançar em diversas áreas de cooperação”, disse Tereza Cruvinel. De acordo com o contrato, a Rede Mundial entrará em rede nacional com a TV Brasil para a transmissão da programação e noticiário por meio do canal 11 (VHF). “Temos compromisso com a educação e com a comunicação e queremos contribuir para a produção de programas de qualidade”, disse o diretor de radiodifusão da Rede Mundial, Celso de Oliveira.
O contrato terá duração de dez anos, podendo ser prorrogado. O documento não cria qualquer associação jurídica entre as partes, que continuam mantendo sua autonomia e independência.
“Com mais esse contrato, a programação da TV Brasil chegará a 22 milhões de pessoas, incluindo a Grande São Paulo, onde temos canal próprio, Ribeirão Preto e, agora, São José dosCampos”, comemorou o gerente-executivo da EBC, Marco Antonio Coelho.
A rede pública de comunicação, através do sinal da TV Brasil, já alcança 24 estados da Federação em transmissão aberta e fechada, nos sistemas digital e analógico. O objetivo da EBC é chegar a todo o país.
Assinaram acordo de rede com a TV Brasil a TV Thathi, de Ribeirão Preto; a TV Aperipê, de Sergipe; a TV Educativa, da Bahia, a TV Universitária, de Pernambuco, a TVE de Alagoas (Instituto Zumbi dos Palmares) e a TV Brasil Pantanal, do Mato Grosso do Sul. Estão prontos para serem assinados acordos com a TV Cultura, do Amazonas; Rede SAT, de Tocantins, e a TV Universitária do Mato Grosso.
Fonte: AdNews