Por Andres Kalikoske
Com o objetivo de difundir o pensamento crítico sobre os problemas e desafios do mundo contemporâneo, o júri do "Concurso Internacional de Ensaio Pensar a Contracorriente", realizado anualmente em Cuba, premiou neste domingo (14) o trabalho Cultura tecnológica, innovación y mercantilización, do pesquisador brasileiro Dênis de Moraes.
A cerimônia ocorreu na Sala Nicolás Guillén, durante a Feira Internacional do Livro, em Havana. Os ensaios premiados serão publicados em um livro co-editado pelo Instituto Cubano do Libro e pelo Editorial de Ciencias Sociales.
O prêmio foi concedido pelo Ministério da Cultura de Cuba e pelo Instituto Cubano do Livro. Neste ano, a comissão julgadora avaliou mais de 100 trabalhos, de autores provenientes de 20 países.
Com importantes contribuições para o campo da Comunicação ao longo de sua trajetória, Dênis de Moraes atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre seus livros publicados, incluem-se Sociedade Midiatizada, Planeta Mídia: tendências da comunicação na era global, O concreto e o virtual: mídia, tecnologia e cultura e Globalização, mídia e cultura contemporânea, disponíveis para compra on line.
Seu mais recente livro é A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios, lançado em 2009 pela editora Pão e Rosas, também disponível para aquisição via internet.