A Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou uma campanha para recolher doações para o trabalho de jornalistas no Centro de Mídia de Porto Príncipe, que constrói em parceria com o Grupo canadense Quebecor.
A cidade devastada pelo terremoto deve receber, entre essa e a próxima semana, o Centro de Mídia, que está sendo preparado com urgência, já que muitas empresas de comunicação do Haiti tiveram as instalações destruídas ou danificadas. Nesta quarta-feira (20/01), uma segunda equipe, vinda da República Dominicana, chega para colaborar na finalização das instalações.
O Centro de Mídia vai funcionar no bairro Canapé-Vert e terá capacidade para 20 profissionais trabalharem simultaneamente, uma sala de conferências de 40 lugares e um terraço com capacidade para até 60 pessoas. O local possui internet banda larga, rede telefônica, sistema de videoconferência, link para TV via satélite e outros recursos para os jornalistas.
O objetivo da RSF é ajudar os jornalistas locais que ficaram sem condições de trabalhar, facilitar o contato entre representantes das redações e se tornar um marco na comunicação haitiana. Futuramente, após o caos do desastre, o local continuará seus trabalhos e passará a ser um centro de distribuição de informações sobre a situação do país.
Para manter o Centro de Mídia, a organização pediu donativos a diversos setores e países. “Sua continuidade exige ajuda técnica e econômica de outras ONG’s, instituições internacionais e meios de comunicação estrangeiros. Chamamos particularmente a atenção dos governos de cinco países que têm relações preferenciais com o Haiti: Canadá, França, Brasil, México e Estados Unidos”, finalizou a RSF.
Fonte: Comunique-se