A oferta de broadband TVs, bem como de equipamentos externos capazes de levar o conteúdo da web aos televisores, é uma forte tendência para 2010. Depois de lançar no Brasil o Blu-Ray BD60, em maio de 2009, com a função Viera Cast, que permite acesso aos canais da Internet, a Panasonic planeja lançar este ano novos aparelhos com conectividade online, como TVs, home theathers e Blu-Ray theathers, como afirma Daniel Kawano, analista de produto da Panasonic do Brasil. O Viera Cast foi desenvolvido pela Panasonic e lançado nos Estados Unidos e na Europa há dois anos. O Blu-Ray lançado no Brasil com a função permite acesso ao You Tube e Picasa. "Já estamos em busca de novos parceiros. Percebemos que as pessoas estão procurando cada vez mais este tipo de solução. Como o acesso à Internet no Brasil é muito forte, produtos como TVs e aparelhos de Blu-Ray com este tipo de acesso irão atrair cada vez mais os consumidores e crescer rapidamente aqui", explica Kawano.
Conectividade
Aparelhos com conexão à Internet foram destaque na Consumer Eletronics Show - CES 2010, que aconteceu no início do mês em Las Vegas (EUA), e devem ser aposta de outras fabricantes também para este ano. Em coletiva de imprensa realizada durante o evento, Woo Paik, chief technology officer da LG Eletronics, afirmou que a maioria das TVs que a empresa colocará no mercado este ano será wireless-ready, com conectividade online e opções de entretenimento com função DivX, que possibilitará a reprodução de uma grande variedade de conteúdo multimídia via rede banda larga.
Outra fabricante que também investiu em conectividade no ano passado foi a Samsung, que desenvolveu o recurso Internet@TV, que permite que o usuário tenha em seu equipamento notícias e informações de previsão do tempo atualizadas, fornecidas pelo Portal Terra. Ana Carolina Barbosa
Fonte: PAY-TV