Os jornalistas Aloisio Milani, Rodrigo Savazoni e André Deak lançaram o Haiti.org, portal colaborativo com informações sobre o país devastado pelo terremoto da última terça-feira (12/01). O site reúne notícias publicadas no Brasil e no mundo sobre o Haiti, além de fotos, análises, reportagens, relatórios, estatísticas e documentos sobre o país. Além dos jornalistas, o portal contou com o apoio do Repórter Brasil, Oboré e Casa da Cultura Digital.
A ideia do grupo já tinha alguns anos, mas a tragédia no país impulsionou a criação do site. Milani, idealizador do projeto, já foi ao Haiti quatro vezes e por isso conseguiu uma rede de informações com ativistas, políticos, diplomatas e militares, o que facilitou a troca de informações.
Os jornalistas também esperam a colaboração dos internautas. "Queremos colaborar com a organização de informações, queremos produzir materiais que expliquem como ajudar, e também pretendemos usar a rede e as mídias sociais para mobilizações”, conta Savazoni.
O jornalista enfatiza que o objetivo do portal é fazer com que o Haiti não seja esquecido após a tragédia. “(...) Queremos com esse projeto chamar atenção para vários aspectos sobre a crise haitiana que estão submersos”, afirma ele, que faz questão de ressaltar mesmo depois que as pessoas perderem o interesse sobre os problemas do Haiti “o país continuará a viver uma tragédia”.
Fonte: Comunique-se