O Centro Operacional da Mídia de Porto Príncipe, montado em parceria pela Quebecor e Repórteres Sem Fronteiras, recebeu o apoio da ministra da Cultura e das Comunicações da República do Haiti, Marie-Laurence Jocelyn-Lassègue. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (21/01) durante visita de reconhecimento ao Centro no intuito de aprovar as modalidades de funcionamento do projeto e proceder à nomeação dos jornalistas haitianos que ficarão responsáveis por sua gestão.
O Centro tem como principais objetivos “colocar à disposição dos jornalistas haitianos o material necessário ao exercício da sua profissão; servir de lugar de encontro com os seus colegas internacionais; proporcionar uma base de trabalho às várias associações de defesa da profissão no Haiti; uma plataforma de informações às autoridades políticas e às ONG que queiram comunicar com um grande número de meios de comunicação; além de aconselhar e assistir o governo e os seus parceiros na questão da revitalização dos meios de comunicação atingidos pelo terramoto tanto na capital como no resto do país, em especial nas cidades de Petit-Goâve, Grand-Goâve e Léogâne, duramente afetadas pelo sismo de 12/01”.
A Governadora-geral do Canadá, Mickaëlle Jean, anunciou que enviará, no dia 22/01, uma mensagem em crioulo ao povo haitiano através do Centro. “Solicitamos ao Presidente da República do Haiti, René Préval, que esteja presente nessa ocasião para um encontro com a imprensa. Esperamos também que os chefes de Estado, de governo e os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países com laços privilegiados com o Haiti aproveitem a oportunidade para anunciarem medidas concretas a favor da reconstrução da imprensa haitiana”.
Fonte: Comuique-se