quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conferência encerra com discussão sobre Cidadania

Confecom regional definiu grupos de trabalho que desenvolverão propostas para o evento nacional

Representantes da sociedade, ONGs, sindicatos, conselhos, associações e cidadãos preocupados com a democratização da comunicação reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado, para trocar ideias sobre Meios para a construção de direitos e cidadania na era digital, tema da 1ª Conferência Estadual de Comunicação – a Confecom – Etapa RS.

Cidadania: direitos e deveres foi o tópico do terceiro painel da Conferência. Conforme publicado no site da Assembleia, o debate, mediado pelo deputado Miki Breier (PSB), estabeleceu-se a partir da exposição da representante do Conselho Federal de Psicologia e integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a psicóloga Roseli Goffmann; do advogado Ricardo Giuliani Neto; e do superintendente de Comunicação Social da AL/RS, Celso Schröder.

A psicóloga defendeu teses como o fim da publicidade de bebidas alcoólicas e das propagandas que induzem a um padrão de consumo que não dialoga com as necessidades reais da sociedade. O advogado Ricardo Giuliani abordou questões sobre liberdade de expressão, liberdade de imprensa e soberania.

Após o debate conjunto, os participantes reuniram-se em três grupos, conforme os eixos temáticos do evento: produção de conteúdo; meios de difusão; e cidadania: direitos e deveres. As equipes irão produzir propostas que devem ser levadas pelos delegados regionais à Conferência Nacional de Comunicação. O evento será em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. Os 86 delegados que representarão o Rio Grande do Sul foram eleitos em plenária conjunta no Teatro Dante Barone.

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação – a Confecom – Etapa RS ocorreu simultaneamente nos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão e Rio Grande do Norte entre os dias 17 e 18.

Fonte: Coletiva.net