quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entidades debatem a Confecom na terceira noite de Curso

Texto de Diego Costa; fotos de Mariana Souza*

O debate entre entidades civis a respeito da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi a grande atração do terceiro dia do Curso Mídia, Democracia e Políticas Públicas. Sob a mediação do Mestre e jornalista Rodrigo Jacobus, representantes e profissionais da comunicação apresentaram suas perspectivas sobre o evento que será realizado em dezembro.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, José Nunes; o secretário-geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Alan Camargo; e o secretário de comunicação da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul, Paulo Farias, compuseram a mesa. Oscar Plentz e Alexandre Leboutte, respectivamente, coordenador da TV POA e representante dos funcionários da TVE do estado, também protagonizaram o debate.

Dentre os muitos assuntos que serão abordados na Confecom, os presentes destacaram a queda do diploma de jornalista, a necessidade de aumento das concessões de rádios comunitárias e a busca por um marco regulatório para a comunicação brasileira.

As entidades apontaram que o advento das novas tecnologias garante uma democratização maior à população e aos meios menos favorecidos. Conseqüentemente, isto trará uma nova ordem de inserção da comunicação no Brasil, embora seja claro que em outros países esta realidade já está dada há muito tempo.

Segundo as falas das entidades, tal quadro obriga uma mudança de postura em todas as instâncias, fazendo com que os marcos regulatórios fiquem ultrapassados. Isto abriria espaço para uma maior cobrança pela democratização, por conseguinte, fortalecendo a pressão por um espaço maior para as produções.

O Curso do Grupo Cepos continua logo mais, às 19h, no auditório do CPERS, com o tema Digitalização. Os palestrantes serão a Mestra Paola Madeira, o mestrando Denis Gerson Simões e a Doutora Nadia Helena Schneider.



Estudantes, trabalhadores e movimentos sociais acompanham o debate


Representantes de entidades civis falam das perspectivas para a Confecom
*Ambos alunos de garduaçaõ em Comunicação Social - Jornalismo da Unisinos e membros do Grupo CEPOS.