quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Relatório sobre diretrizes curriculares será entregue ao MEC

A proposta de novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo será entregue pela Comissão de Especialistas do Ministério da Educação ao ministro Fernando Haddad em audiência marcada para esta sexta-feira, às 15 horas. Em seguida, haverá o anúncio oficial, com entrevista coletiva à imprensa do presidente da comissão, professor José Marques de Melo.

O debate sobre as novas diretrizes curriculares em Jornalismo contou com um processo de consulta pública onde os interessados podiam enviar contribuições via internet, e com três audiências públicas realizadas no Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, direcionadas respectivamente à comunidade acadêmica, segmento profissional (dos trabalhadores e dos empresários) e sociedade civil.

Após ouvir contribuições, a Comissão de Especialistas, presidida por José Marques de Melo e formada por Alfredo Vizeu, Eduardo Meditsch, Luiz Gonzaga Motta, Carlos Chaparro, Lucia Araújo, Sergio Mattos e Sonia Virginia Moreira, produziu o relatório que será entregue ao ministro Haddad. Após avaliação do MEC, a proposta será encaminhada para deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“Acompanhamos e valorizamos o trabalho da Comissão de Especialistas e em todos os momentos apresentamos contribuições juntamente com outras entidades do campo do Jornalismo”, lembra o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Ele registra, no entanto, que o movimento sindical dos jornalistas ainda fará uma avaliação do relatório entregue ao MEC, porque a FENAJ e os Sindicatos da categoria ainda não conhecem o conteúdo do relatório. “E esperamos poder ser ouvidos pelo MEC e CNE antes da decisão final sobre as novas diretrizes, porque nós, especialmente, temos interesse e valorizamos a formação acadêmica e profissional”, diz.

Fonte: FENAJ - Federação Nacional dos jornalistas