Curitiba foi o cenário da Intercom 2009, quando uma das maiores capitais brasileiras recebeu o principal congresso de comunicação do país. Dentro da programação dois espaços destacaram a Economia Política da Comunicação (EPC), que foi o II Fórum Eptic e o Grupo de Pesquisa de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, dentro da divisão temática de Estudos Interdisciplinares. Em ambos houve grande participação de congressistas, resultando em debates qualificados e projetando idéias para o cenário da EPC no país.
O II Fórum Eptic ocorreu no Pré-Congresso, no dia 02/09 à tarde, quando palestraram Ana Sílvia Médola (Unesp), Fernando Cruz (Estadão), Karla Pereira Patriota (UFPE), Sebastião Squirra (Umesp), Sérgio Mattos (UFRB) e Valério Brittos (Unisinos). A mediação ficou ao encargo de Ruy Sardinha (USP). A questão principal abordada foi a televisão digital, apresentando seu cenário atual e suas possibilidades. As questões tecnológicas dialogaram com o contexto econômico, político, cultural e social, visualizando a televisão em seus múltiplos formatos.
Já dentro do Congresso em si, os Grupos de Pesquisa – GPs foram os grades espaços de discussão dos pesquisadores. O de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura trabalhou com destaque às questões do mundo do trabalho, das políticas intra e extra meios, da digitalização e da legislação envolvida, além de abordar outros temas. Durante dois dias os pesquisadores debateram e propuseram questões, ampliando discussões para o ambiente acadêmico mais amplo, transpondo limites geográficos das instituições.
O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia, Política e Sociedade - CEPOS contou com integrantes em ambos os momentos, atuando como palestrantes, mediadores, apresentadores de trabalhos e espectadores. Também muitos participaram em discussões em outros GPs e espaços de discussão, ampliando interdisciplinarmente questões caras à Economia Política da Comunicação. Dentre os eventos da Intercom, este foi um dos que mais agrupou integrantes do CEPOS fora do Rio Grande do Sul, evidenciando seu caráter de diálogo com outras instituições de pesquisa e educação brasileiras.
A Intercom Curitiba foi sediada na Universidade Positivo, com o apoio de outras instituições locais, com destaque à Universidade Federal do Paraná – UFPR e Unicentro. No ano de 2010 o evento ocorrerá no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra Gaúcha.