Brasil ofereceu financiar as empresas peruanas com US$500 milhões para que implementem nos próximo anos a Televisão Digital Terrestre (TDT), informou nesta quinta-feira o ministro dos Transportes e Comunicações, Enrique Cornejo.
O ministro explicou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil apoiará "alternativas" de financiamento para a exportação de equipes e a execução de investimentos de empresas brasileiras na implementação da TDT no Peru.
Peru e Brasil assinaram um acordo de cooperação para implantar o sistema japonês/brasileiro de televisão digital no território peruano.
"Conversamos com o embaixador do Brasil, Jorge D'Escragnolle, sobre a possibilidade de que a fabricação das partes e peças vinculadas ao ramo da televisão digital se instalem no Peru", anunciou Cornejo.
Disse que um grupo de investidores brasileiros do setor de telecomunicações chega a Lima este fim de semana acompanhando ao ministro de Comunicações, Hélio Costa.
Costa e os empresários participarão do Primeiro Fórum Internacional de TV Digital do sistema japonês/brasileiro ISDB-T, que será realizada de 21 a 23 de setembro na capital peruana.
"Temos que ir atuando de maneira organizada para assegurar que o produto venha rápido, já sabemos que a tecnologia é de qualidade e que gerará os melhores benefícios para todos", assegurou Cornejo.
A implementação do sistema de televisão digital começará no ano que vem no Peru e as autoridades esperam que chegue a 54% do território nacional em 2015, e que cinco anos depois tenha substituído totalmente ao sinal analógico de televisão.
Fonte: Folha de S. Paulo