terça-feira, 25 de agosto de 2009

Globo mostra TV 3D e novo Centro de Pós-Produção

A TV Globo já começou a testar a TV em 3D - cenas da próxima novela das oito, Viver a vida e da cobertura do Carnaval 2009, filmadas com a tecnologia, foram mostradas a um grupo de jornalistas. Exibidas em um telão na parede, as imagens, que exigem o uso de óculos especial, impressionam: atores e sambistas se destacam, as alegorias dos carros parecem saltar da tela e a latinha de cerveja rodopia a centímetros do rosto do espectador. Por enquanto, como explicou Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, são apenas testes.

- Nossa estratégia é ter conteúdo com o máximo de qualidade, sempre, e essa nova tecnologia se encaixa - explicou.

A emissora está avaliando a nova forma de transmissão e, de acordo com Bittencourt, no futuro um canal de TV 3D poderia ser oferecido via TV a cabo. Mas é um futuro ainda sem data definida, já que são necessários o uso dos óculos e televisores especiais preparados para a tecnologia.

Bittencourt destacou que a Globo tem duas câmeras duplas (usadas para a filmagem em 3D) mas a exibição, por enquanto só pode ser feita em salas de cinema em 3D - o Brasil tem atualmente cerca de cem destas salas, que são mais de 6,4 mil no mundo.

A TV 3D foi uma das novidades mostradas no evento organizado na última sexta-feira no Projac, conjunto de estúdios da emissora no Rio de Janeiro. Mas Bittencout também falou dos planos para a chegada da interatividade da TV digital.

A partir do final deste ano, destacou, devem chegar ao mercado set-top boxes (os conversores digitais) preparados de fábrica para a tecnologia. Dois modelos de interatividade foram mostrados: na novela, pode-se usar os controles na tela para saber mais - a sinopse do capítulo ou a biografia de determinado ator.

Uma das coisas mais aguardadas, entretanto - a possibilidade de comprar determinado objeto como a roupa ou os acessórios usados por um personagem - não estará disponível, pelo menos num primeiro momento. Outro modelo exibe, na parte inferior da tela, uma barra que oferece diversos conteúdos.

- A experiência de ver TV ficará muito mais rica. E é um desafio, porque não pode atrapalhar a exibição do conteúdo, e sim ampliá-la.

Segundo Bittencourt, 94% dos lares terão TV digital até 2012.

Centro de Pós-Produção

Os jornalistas puderam conhecer, também, as instalações ampliadas do Centro de Pós-Produção (CPP) da emissora. Com a área praticamente dobrada, o prédio vai concentrar, a partir de setembro, toda a pós-produção dos programas de entretenimento como minisséries, novelas, shows e outros especiais. Modernas ilhas de edição, o avançado sistema de correção de cores, sonorização, mixagem, videografismo e mais foram mostrados ao grupo.

Foi possível observar os profissionais (em grafismo, são cerca de 70, de acordo com o gerente de produção e engenharia Paulo Henrique) trabalhando com tablets Wacom e softwares como o Zbruhs e o TVPaint na modelagem de personagens e objetos em 3D - um dos designers aplicava texturas num modelo de um templo em Petra, na Jordânia, que será utilizado na próxima novela das oito. O software Zbrush foi utilizado em produções como Piratas do Caribe e O Senhor dos Anéis.

Para mostrar mais um pouco do trabalho desenvolvido no CPP, foram apresentadas cenas "cruas" (com som e luz originais) e como elas ficam após passar pela mão - e pelos computadores - dos técnicos. Os profissionais fazem de tudo: transformam tomadas diurnas em cenas noturnas, limpam ruídos, melhoram as cores, inserem elementos gráficos que o telespectador sequer percebe. Na cena do acidente que matou a cantora Maysa, na minissérie de mesmo nome, o único elemento "real" é a atriz, tudo o mais foi feito em computador: a ponte, os carros sobre ela e até mesmo o mar.

Fonte: JB Online