quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Costa anuncia a adesão da Argentina ao padrão nipo-brasileiro de TV digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje que a Argentina decidiu pela adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital. A assinatura do convênio está prevista para a próxima sexta-feira (28), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com a presidente argentina, Cristina Kirchner, em Bariloche. Será o segundo país a adotar o mesmo padrão já implantado no país. O primeiro foi o Peru.

Costa fez o anúncio durante a solenidade de assinatura dos termos de consignação dos canais digitais para emissoras de televisão de Manaus. Manaus é a vigésima terceira cidade e a décima oitava capital brasileira a transmitir sinais digitais de TV.

Segundo o ministro, além da Argentina, a Venezuela deve anunciar a adoção do padrão digital nipo-brasileiro em outubro. Outros países da Amárica Latina, como Chile e Equador, também com estão com as negociações avançadas. Ele prevê que, com a adesão de quatro a cinco países ao mesmo padrão na América Latina, a produção de aparelhos de TV no Brasil deve dobrar, de 10 milhões para 20 milhões, para abastecer os novos mercados. “E essa produção sairá, principalmente, da Zona Franca de Manaus”, disse.

As emissoras que receberam do Ministério das Comunicações a consignação de canais digitais na capital amazonense são a Rádio TV do Amazonas (afiliada TV Globo); Rádio e Televisão Rio Negro (afiliada TV Bandeirantes); Televisão A Crítica (afiliada TV Record); Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (afiliada da TV Cultura); e Sociedade de Televisão Manauara (afiliada SBT). A Rádio TV do Amazonas anuncia o início das transmissões digitais em caráter permanente para a próxima segunda-feira, 31 de agosto.

Fonte: Tele Síntese