segunda-feira, 27 de julho de 2009

Internet registra maior crescimento de investimentos em mídia no Brasil

Segundo Ibope Monitor, canal de mídia registrou aumento de 21% e faturamento de R$ 784,6 milhões

Com faturamento de R$ 784,6 milhões, a internet foi o canal de mídia que obteve o maior crescimento em publicidade (21%) no primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamento do Ibope Monitor, no mesmo período do ano passado, o total foi de R$ 649,3 milhões. Entretanto, a televisão continua liderando o segmento, com R$ 15,042 bilhões de investimentos em mídia no Brasil – um aumento de 12%. A participação das emissoras chegou a 54%, sendo que no ano passado era de 50%, com R$ 13,378 bilhões.

O jornal é o segundo meio colocado, com share de 26% e faturamento de R$ 6,3 bilhões. Porém, de acordo com o Adnews, o número é menor que o do ano passado: R$ 6,9 bilhões. As revistas ficaram com 8% do share, com R$ 2,262 bilhões. No ano passado, o valor era de R$ 2,243 bilhões. Juntamente com as publicações impressas, as TVs pagas chegaram 8% de share, com R$ 784,6 milhões. O rádio aumentou sua participação em 5% e R$1,2 bilhão de faturamento. O outdoor caiu de R$ 32 milhões para R$ 26 milhões.

No ranking do Ibope Monitor, os anunciantes que mais investiram, por ordem, foram: Casas Bahia (R$ 1,48 bilhão em 2009 contra 1,407 bilhão em 2008); Unilever (R$ 808,2 milhões em 2009/R$ 874 milhões em 2008); Ambev (R$ 467,5 milhões em 2009/R$ 311,8 milhões em 2008); Caixa Econômica Federal (R$ 409,3 milhões em 2009/R$ 267,6 em 2008); Fiat (371,5 milhões em 2009/R$ 275,2 milhões em 2008); Hyundai (R$ 258,2 milhões em 2009); Tim (R$ 255,6 milhões em 2009/R$ 125,1 milhões em 2008).

O maior investimento publicitário do País ficou com a praça de São Paulo, com 30% de share e R$ 8,3 bilhões. No ano passado, o volume foi de R$ 8 bilhões. O total nacional, que abrange internet, revistas, TVs pagas somou R$ 4,9 bilhões, com 18% de share.

Fonte: Coletiva.net.