A série será exibida duas vezes por mês no programa Vale Mais, da TV Unisinos e tem como pauta para o primeiro programa a apresentação do bairro e da proposta de pesquisa para os telespectadores.
O foco do estudo é investigar como o uso das novas tecnologias digitais está se configurando naquela localidade e em toda a Zona Leste do município. A pesquisa de campo foi iniciada com estudantes do 2º grau que moram no bairro, com a aplicação de questionários sobre como eles utilizam a internet no cotidiano.
Os primeiros resultados mostraram que o principal destino dos cliques dos estudantes eram em canais de relacionamento, plataformas de download e conteúdos informais, deixando de lado a busca por conteúdo considerado informativo.
O professor do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e coordenador da pesquisa, Valério Cruz Brittos, enfatiza que o intuito da pesquisa é esclarecer o processo de desenvolvimento e experimentação dessas novas fontes de informação na zona periférica do município e como elas interferem na vida da comunidade.
Nos próximos meses, a pesquisa buscará rumos para consolidar a transformação do receptor de informações em produtor de conteúdo. Bruno Lima Rocha, professor da Graduação em Comunicação Social da Unisinos, aposta na comunidade como produtora ativa de conteúdo. “O bairro é um lugar para se intervir de fora para dentro e principalmente de dentro para fora”, declara.
Fonte: Portal3