quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Intercom cria Grupos de Pesquisa em Economia Política da Comunicação

Andrei Andrade


A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) aprovou a criação do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (GP–EPC), constituindo um novo espaço para debates e análises críticas já a partir de seu próximo Congresso, em uma área de conhecimento que tem tido sua importância reconhecida crescentemente.


O Grupo de Pesquisa tem como coordenador geral Valério Cruz Brittos, vice-presidente da ULEPICC-Federação, doutor em Comunicação pela UFBA e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, onde coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS). A coordenação executiva é de Ruy Sardinha Lopes, doutor em Filosofia pela USP e professor da EESC - USP.


Brittos, coordenador-geral do Grupo de Pesquisa em Economia Política,

destaca a importância desta área para pensar de forma crítica a sociedade e suas mudanças.

A criação do GP é um resgate de uma área de conhecimento que já fez parte da Intercom como Grupo de Trabalho, criado em 1992, mas que fora extinto em 2000. Considerada uma abordagem teórico-metodológica intrinsecamente interdisciplinar, a Economia Política atrai para o debate profissionais e investigadores das áreas da Comunicação, Filosofia, Economia, Sociologia, Ciência Política e Estudos Culturais.


Para Brittos, a inserção da Economia Política da Comunicação como Grupo de Pesquisa mostra a preocupação da Intercom em avançar na construção de uma análise crítica da mídia no capitalismo contemporâneo, visando à construção de políticas públicas democráticas, que avancem na promoção de uma sociedade mais justa e solidária.



O pesquisador aposta em boas discussões e a apresentação de trabalhos importantes no próximo congresso da entidade: “A EPC, entendida como um conjunto de enfoques críticos e heterodoxos, que agrega contribuições de diversos campos disciplinares, tendo o Social e o Político, em suas múltiplas dimensões, no centro de suas análises, constitui um instrumento analítico fundamental para a consolidação do pensamento crítico”.


O XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM 2009, ocorre entre os dias 4 e 7 de setembro, em Curitiba – PR, e traz o tema “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”, como eixo principal de discussão. Como evento prévio da Intercom, também em Curitiba, no dia 2 de setembro, será realizado o II Fórum EPTIC.