quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A Cooperação Internacional contra Dantas


do blog de Luis Nassif, 30/12/2008 - 18:52


A entrevista do procurador Rodrigo De Grandis à Folha (clique aqui) trouxe uma informação relevante. A de que os Ministérios Públicos dos Estados Unidos, Inglaterra e Suiça estão avaliando abrir ações penais contra Daniel Dantas. Há informações de que essas equipes estavam no Brasil. É sinal de que já existiam processos nesses países, provavelmente por lavagem de dinheiro. O bloqueio de US$ 45 milhões de dinheiro de Dantas na Inglaterra está nesse contexto.

Se for aberto processo penal contra Dantas, em qualquer desses países, toda a estratégia de desqualificação das provas - com a ajuda do próprio presidente do Supremo Tribunal Federal e de parte da mídia - irá por água abaixo. Não haverá como Dantas ser condenado em país de primeiro mundo e as provas contra ele serem desqualificadas no Brasil.

Não há contemplação com a lavagem de dinheiro, hoje em dia. A prova é o que está ocorrendo com a UBS e outros bancos suiços, cujas contas estão sendo devassadas por autoridades nacionais em vários países de primeiro mundo. As autoridades policiais, nesses países, vão atrás até dos procuradores desses fundos.

Aparentemente, essa ação torna a Satiagraha ainda mais irreversível.

Vai expor ao ridículo - de forma mais ampla, se é possível - os factóides criados pela mídia ligada a Dantas, pela CPI dos Grampos e a truculência de Gilmar Mendes.

Por Celio Penteado

O Jânio de Freitas vai dizer que o Ministério Público inglês e Suiço são messiânicos, travam uma luta de caráter religioso.

O Gilmar Dantas vai criticar o estado policialesco que se tornaram os EUA e a Suiça.

A Falha de São Paulo vai apontar irrgularidades na condução dos processos no exterior.

E a Veja vai dar “bola murcha” para os Ministérios Públicos dos três países.

Por Carlos Alberto Rocco

Olhem as políticas AML - ANTI- MONEY LAUNDERING:

Nos Estados Unidos:


Na Inglaterra:


Na Suiça:


Quem quiser no blog, pode escrever e denunciar o OPPORTUNITY FUND e o DANIEL DANTAS. É capaz de alguém aqui achar as investigações em andamento.

Por Joaquim
Agora veremos de que lado está o Presidente do STF. Sim, porque se entraram com o HC hoje e até o dia 07 o Ministro Gilmar Mendes volta…


BRASÍLIA - O banqueiro Daniel Dantas, preso durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, recorreu nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de habeas-corpus para suspender a ação penal que tramita contra ele no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo. O advogado que se apresenta como a defesa do controlador do grupo Opportunity, Andrei Zenkner Schmidt, contesta decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou habeas-corpus para anular o processo a que Dantas responde por crime contra a administração pública e corrupção ativa.

Segundo fontes do STF, a tendência do tribunal é arquivar o processo aplicando a chamada Súmula 691, que determina que a Suprema Corte não analise ação que ainda não foi julgada definitivamente pela instância inferior. O único caso em que o habeas poderia ir a julgamento seria se o presidente do Supremo entendesse que há “flagrante constrangimento ilegal” na abertura da ação penal contra Daniel Dantas.