quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Telenovela e digitalização em pauta no segundo dia do curso

por Andrei Andrade

O curso Mídia, Controle e Democracia, que seguirá até sexta-feira realizando reflexões críticas sobre as indústrias culturais, teve nesta terça-feira, dia 28, sua segunda noite de debates. Com o tema “O padrão tecno-estético da mídia do oligopólio”, os painelistas Márcia Turchiello e Andres Kalikoske abordaram questões relevantes sobre o mercado audiovisual no Brasil e na América Latina.

Kalikoske, que é mestrando em Comunicação Social, abordou a produção de teledramaturgia nos principais conglomerados de comunicação da América Latina (Globo, no Brasil; Telefé, na Argentina; Televisa, no México; Telemundo, em Porto Rico, que é radicada nos EUA; Venevisión, na Venezuela; e RCN, na Colômbia) e as barreiras que estas impõem à entrada de novos grupos neste mercado que elas controlam.

Outro enfoque dado à apresentação foi a lógica de comercialização dos produtos de teledramaturgia por estes grupos hegemônicos. Kalikoske classifica três diferentes tipos de venda: integral (quando a novela é vendida pronta), venda de roteiro (quando o comprador faz uma refilmagem a partir do roteiro original) e venda de projeto ou formato (quando é vendida a idéia, e dada liberdade para que o comprador remodele o produto ao gosto de seu público).

Em seguida, Márcia, que é mestre em Comunicação Social, falou sobre o mercado gaúcho de televisão, e como os principais grupos se inserem no modelo das indústrias culturais. Ficou clara a forte presença da RBS no estado e a intenção da Record em tornar sua imagem popular a fim de fazer frente ao grupo dos Sirotsky.

Ponto importante na democratização da comunicação, a produção de conteúdo local das emissoras também foi abordada, com comparações do ano de 2007 da quantidade e dos temas predominantes da programação regional dos principais veículos de televisão gaúchos.

O debate com o público presente girou em torno da adesão da RBS à TV digital, que ocorrerá no dia 4 de novembro, e as repercussões que isso pode ter no mercado audiovisual gaúcho e junto à sociedade.

O curso Mídia, Controle e Democracia prossegue hoje, com o tema “Comunicação, Educação e Sociedade”, que terá como expositores Nádia Schneider, doutoranda da UNISINOS e Paola Nazário, mestranda da UNISINOS. Em breve, estarão disponíveis no blog as fotos e os arquivos de áudio das palestras das noites anteriores.