segunda-feira, 7 de julho de 2008

Livro discute migrações e meios de comunicação

Com o objetivo de pôr em debate a questão da migração transnacional e da diversidade cultural frente ao desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, as pesquisadoras Denise Cogo (Unisinos), Maria Gutiírrez (UAB) e Amparo Huertas (UAB) organizaram e lançaram, no último mês de junho, o livro "Migraciones transnacionales y medios de comunicación: relatos desde Barcelona e Porto Alegre".

A obra, publicada pela editora Los Libros de la Catarata, é fruto de um projeto acadêmico de cooperação internacional Brasil-Espanha, financiado pela Capes (Brasil) e pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha, no período entre 2004 e 2008. Na oportunidade, foram entrevistados 140 imigrantes latino-americanos e europeus residentes em Porto Alegre e Barcelona.

O livro se propõe a contribuir com a construção de uma “cidadania intercultural e cosmopolita”. Além de perguntas sobre a motivação da emigração e os sentimentos de identidade e novos projetos de vida, a iniciativa aprofundou principalmente a relação dos entrevistados com os meios de comunicação, desde os usos e opiniões sobre a imagem passada a respeito da migração até conhecimentos sobre a União Européia e o Mercosul enquanto espaços de integração.

O trabalho contou com o apoio de professores, alunos e ex-alunos da linha de pesquisa ‘Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação’, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e do Departamento de Publicidade e Comunicação Audiovisual da Universidade Autônoma de Barcelona. Além das organizadoras, participam como autores da obra Alberto Maldonado, Cristina Wulfhorst, Deisimer Gorczevski, Denise da Silva, Elizara Marín, Fabrício Silveira, Graziela Bianchi, Jiani Bonin, Liliane Brignol, Norberto Kuhn Júnior, Sara Losa e Rejane Pozobon.

O livro está disponível para compra no site: http://www.loslibrosdelacatarata.org/libro.php?libid=424