quarta-feira, 25 de junho de 2008

Programa discute publicidade nas tevês paga


O professor e pesquisador do PPGCom da Unisinos Valério Brittos participará do programa Ver TV veiculado na TV Câmara e na NBR nessa quinta-feira, 26. Na TV Brasil, o programa será exibido no sábado, 28. Nesta edição o assunto discutido será a publicidade nas TVs pagas e consequentemente a regulamentação do setor.

Segundo Brittos é essencial discutir a TV paga, pois ela é um negócio que veio para dar qualidade de imagem e conteúdo para o meio, porém ela é dominada pelas propagandas. “A TV paga é duplamente financiada, porque os assinantes pagam e os anunciantes também”, diz.

O maior motivo para essa atitude das tevês por assinatura está na baixa inserção nos lares dos brasileiros. Foi um negócio que não deslanchou como nos outros países da América Latina que em alguns casos chega a 59 milhões. No Brasil a soma de assinantes no último levantamento, em 2006, foi de 4,22 milhões.

O número de propagandas na TV paga está relacionado ao baixo custo do espaço publicitário, que é proporcional a abrangência dos canais. Ao contrário das tevês de canal aberto que conhecem os seus índices de audiência e, por isso, cobram preços altos pela veiculação.

“Não haveria necessidade de ter tanto espaço para as propagandas da tevê paga, por causa de um modelo de tevê que não deu certo quem fica prejudicado são os assinantes”, afirma.

Brittos deixa claro que este é o momento de discutir a TV por assinatura e lembra que está sendo tramitado no Congresso Nacional um Projeto de Lei que pode obrigar as empresas de TV paga a aceitarem cotas de conteúdo nacional na programação.

Ver TV

O programa Ver TV é o primeiro a analisar a televisão brasileira, transmitido pela TV Câmara e pela TV Brasil. É apresentado pelo jornalista e sociólogo Laurindo Leal Filho todas as quintas-feiras, às 22h30min, e é transmitido aos sábados pela TV Brasil, às 21h30min. Os debates têm o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

O professor Valério Brittos já participou ano passado em um debate sobre as concessões para os canais. O professor da Unisinos irá gravar o programa nessa quinta-feira em Brasília, e retorna no mesmo dia.

por Camila Vargas
www.portal3.com.br