segunda-feira, 2 de abril de 2012

TV digital: Argentina consolida parque fabril de conversores

Decidida a se transformar no pólo sulamericano de produção de conversores para TV digital e TV paga, a Argentina já soma nove fabricantes com planos industriais. Somente a DirectTV atraiu três fabricantes - Technicolor, Pace e Videola. NEC também fará conversores no país. Argentina planeja distribuir 1,2 milhão de conversores para agilizar a TV digital. 

O acordo firmado com a Venezuela - os fabricantes instalados na Argentina serão responsáveis pela entrega dos conversores para o país presidido por Hugo Chavéz -também responde pelo incremento das plantas fabris, instaladas na Terra do Fogo, área com isenções fiscais semelhantes às concedidas na Zona Franca de Manaus.

São fabricantes de conversores e equipamentos para o projeto estatal de Cristina Kirchner, Coradir, UTE e Cometrans, que já entregaram 1 milhão dos 1,2 milhão de conversores previstos para a primeira etapa do projeto governamental de disseminar a TV digital. Também fabricam no país - Technicolor e Pace, em associação com BGH e Newsan, respectivamente, para atender a demanda da DirectTV - que, este ano, prevê a produção de 1,7 milhão de conversores para suprir mercado interno e exportação. 

Quem recém-entrou nessa lista foi a Videola, empresa que produzirá 156 mil conversores por ano. E no final do ano passado, a NEC também anunciou o projeto de fabricar conversores para TV paga e TV digital ainda em 2012 no país. Enquanto a Argentina firma seu pólo fabril, o Brasil adota a política de privilegiar TVs com conversores embutidos - apostando na renovação da base de aparelhos instalados.
*Com informações da NextTV Latam

Fonte: Convergência Digital.