terça-feira, 20 de março de 2012

Marco Civil: Indicações sugerem nova guerra entre velhos rivais

Criada ainda em setembro do ano passado, a Comissão Especial da Câmara que vai analisar o projeto do Marco Civil da Internet ainda aguarda duas indicações – uma do PT, outra do DEM – para ser efetivamente instalada.

Dado o perfil dos nome já definidos, os debates nessa comissão têm tudo para repetir os conflitos vistos em outros projetos, especialmente no PL 84/99, também conhecido como PL Azeredo, que trata de crimes na rede.

Afinal, parlamentares como Paulo Teixeira (PT-SP), Luiza Erundina (PSB-SP) e Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), já indicados, participaram diretamente das negociações que “congelaram” o PL 84/99 – inclusive com a apresentação de uma proposta alternativa.

Por outro lado, o PSBD indicou o próprio Eduardo Azeredo (MG) – que este ano preside a Comissão de Ciência e Tecnologia – Antonio Imbassahy (BA) e Walter Feldman (SP).

Autor do substitutivo que tipifica crimes cometidos com o uso da web, Azeredo passou a ser considerado um adversário de ciberativistas por começar a regulamentação da Internet pelo lado policial.

Imbassahy, que igualmente integra a CCT da Câmara, já declarou apoio à proposta. Mas a postura de “patrulha” da Internet ganhou este a companhia do também tucano Walter Feldman, que apresentou – e em seguida retirou – um projeto anti-pirataria na rede.

O projeto de Feldman, imediatamente batizado de Sopa brasileira – em referencia à proposta do Congresso dos EUA – se tornou notório por prever, a exemplo do projeto americano, o bloqueio de páginas acusadas de veicular conteúdo que supostamente viole direitos autorais e de propriedade.

Bombardeado pelas redes sociais, o projeto foi retirado uma semana após ser apresentado. “Estou convencido de que a apresentação desse projeto foi um equívoco. Reconheço humildemente o erro e agradeço a participação de todos”, justificou o deputado.

A comissão especial sobre o Marco Civil poderia ser instalada automaticamente pelo presidente da Câmara, mas a boa convivência parlamentar prevê que se aguarde as indicações de integrantes dos partidos – ou seja, pelo menos a nomeação de todos os titulares.

Resta, portanto, o preenchimento de mais uma das quatro vagas do PT e de outra das duas vagas do DEM. Por enquanto, a composição da comissão especial será a seguinte:

TITULARES
PT
Alessandro Molon PT/RJ
Paulo Pimenta PT/RS
Paulo Teixeira PT/SP
+ 1 vaga

PMDB
João Arruda PMDB/PR
Manoel Junior PMDB/PB
Marçal Filho PMDB/MS
Rogério Peninha Mendonça PMDB/SC

PSDB
Antonio Imbassahy PSDB/BA
Eduardo Azeredo PSDB/MG
Walter Feldman PSDB/SP

PP
Beto Mansur PP/SP
Sandes Júnior PP/GO

DEM
Eli Correa Filho DEM/SP
+ 1 vaga

PR
Izalci PR/DF
José Rocha PR/BA

PSB
Ariosto Holanda PSB/CE
Luiza Erundina PSB/SP

PDT
Miro Teixeira PDT/RJ

Bloco PV, PPS
Sandro Alex PPS/PR

PTB
Alex Canziani PTB/PR

PSC
Andre Moura PSC/SE

PCdoB
Manuela D'ávila PCdoB/RS

PRB
Cleber Verde PRB/MA


PSOL
Jean Wyllys PSOL/Rj


Fonte: convergência Digital.