quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Classe média brasileira endossa o pagamento móvel

A bancarização segue sendo um dos maiores apelos para a adoção da NFC(Near Field Communications) no Brasil, revela estudo divulgado pela GSM Association (GSMA), nesta quarta-feira, 18/01, em São Paulo. No levantamento, produzido em parceria com a Booz & Company, a entidade destaca ainda que as Olimpíadas, em Londres, este ano, terão forte impacto na consolidação da tecnologia, que permite, entre outras coisas, o pagamento móvel de forma segura.

O relatório sustenta que o uso da NFC nos celulares é o melhor caminho para a população brasileira que ainda não tem acesso aos serviços bancários. Isso porque para uma grande parcela da população, a capacidade de ter cartões armazenados em seus telefones para facilidade de pagamento é uma opção muito mais atrativa do que ter que viajar longas distâncias regularmente para usar agências bancárias e caixas eletrônicos.
Além disso, consumidores da classe média brasileira também são cada vez mais propensos a adotar a NFC devido à sua capacidade para integrar a proposição central de valor com outros produtos de consumo digitais, tais como a fidelidade, mídia social, e os serviços baseados em localização (por exemplo, cupons). Vale lembrar que a NFC é uma tecnologia que permite a dois dispositivos sem fio - que estão a alguns centímetros de distância entre si - transferir pequenas quantidades de dados de forma segura. Esta tecnologia viabiliza pagamentos de bens e serviços como bilhetes de transportes, tickets de entretenimento e identificação, transformando o celular em uma carteira móvel.
Para o varejo
Para o setor de varejo, o estudo aponta que benefícios concentram-se na forma como a NFC pode aprimorar o relacionamento dos varejistas com seus clientes e ter mais eficiência em suas margens de custo. Estimulando o volume de transações por meio da segmentação da distribuição de cupons e análise de dados avançada, a NFC pode aumentar os canais de vendas existentes no setor de varejo através dos seguintes recursos:
• Aumento das vendas por varejista
• Maior capacidade de atingir os consumidores no ponto de decisão
• Experiência de usuário sem rupturas
• Melhoria dos dados em torno de segmentação de clientes e análises de vendas
• Ferramentas de segmentação de mercado que otimizam campanhas de vendas
Além de estimular o volume de transações, a NFC tem o potencial de compensar os custos operacionais do varejo. Centrado sobre os custos associados com formação de filas, existência de fraude e manipulação de dinheiro, a NFC tem o potencial de criar eficiências operacionais, como:
• Redução das filas devido à redução de tempo no check-out
• Diminuição dos custos operacionais decorrente da menor necessidade de pessoal
• Redução de fraudes devido a um uso maior de autenticação e auditoria
• Maior conscientização do consumidor em relação ao roubo de handsets
• Redução do manuseio de numerário pela mudança de pagamento físico para eletrônico
Com os custos de implementação concentrados principalmente em upgrades de pontos de vendas, o benefício direto para os varejistas pode ser significativo, desde que haja suficiente escala e infraestrutura para transações NFC no mercado.
Esta escala e sua infraestrutura estão sendo construídas de forma constante na Europa, onde MasterCard e Visa têm expandido agressivamente sua base de dispositivos e terminais sem contato. Suas parcerias estratégicas para PayPass e PayWave com grandes redes, como Krispy Kreme, McDonalds e Subway, têm sido uma fonte de rápido sucesso e constitui uma base importante para a expansão da aceitação da NFC no varejo.
Há também uma série de outras iniciativas específicas. Destas, a pesquisa aponta como uma das mais interessantes a acelerada na adoção de terminais de pontos de venda sem contato e o desenvolvimento da respectiva infraestrutura em Londres, antes dos Jogos Olímpicos de 2012. Este esforço tem acontecido por meio de estreita colaboração entre vários players.
O patrocínio da MasterCard ao sistema subterrâneo de metrô de Londres, o patrocínio da Visa aos Jogos e o engajamento proativo dos principais bancos do país mostra como a colaboração intersetorial pode definir o cenário para o desenvolvimento mais rápido e generalizado de infraestrutura.
Isto levou à cooperação não só entre os bancos e processadores, mas entre o governo central e o local, que combinaram seus esforços para gerar uma dinâmica de pagamentos sem contato em diferentes setores. Embora represente uma iniciativa local, os esforços e a visibilidade associados com os Jogos de Londres têm o potencial para validar diferentes aspectos da proposta de valor e dar mais peso a modelos globais go-to-market.
Outras iniciativas, estas na Austrália, como o MasterCard PayPass, estão impulsionando a adoção de novos terminais de pontos de venda e poderiam servir como um pontapé inicial importante para a adoção da NFC. Estas iniciativas sugerem que a taxa de implementação poderá crescer, pois a MasterCard anunciou que a partir de outubro 2012 todos os seus cartões emitidos na Austrália incluirão tecnologia PayPass sem contato.
Segurança
Particularmente no que diz respeito a fraudes, a pesquisa indica que a padronização pode reduzir o passivo líquido dos varejistas. A NFC pode reduzir as fraudes de três maneiras:
1. Os consumidores estão mais conscientes da perda ou roubo de telefone celular do que da perda ou roubo de cartões – acelerando o tempo de comunicação associado aos dispositivos desaparecidos.
2. Transações efetuadas no celular são mais seguras do que aqueles realizadas com cartão devido à autenticação multifator (desde que a mWallet tenha essa proteção).
3. Caso a conta mWallet seja comprometida, o núcleo da plataforma NFC oferece maior visibilidade em transações não autorizadas e maior capacidade de eliminar as informações de segurança do aparelho.
Para o consumidor também são apontadas uma série de benefícios, principalmente:
1. Conveniência para os consumidores: o aparelho habilitado NFC pode ser usado para o transporte de bilhetes em todos os mercados, garantindo facilidade de uso para o consumidor. Por exemplo, um consumidor usa o handset NFC ativado para pagar por um bilhete ao usar o transporte público em uma viagem para um aeroporto de Londres. No aeroporto o consumidor utiliza o handset novamente para embarcar no avião. Após desembarcar em Madrid, o consumidor usa o handset novamente para comprar um bilhete de metrô em Madrid. Durante toda a viagem a experiência do consumidor é exatamente a mesma reduzindo a necessidade de filas, lidar com diferentes tipos de bilhetes e dinheiro.
2. Aumento da concorrência levando a benefícios para o consumidor: serviços móveis NFC reduzem a barreira de acesso para pequenos provedores de serviços sem economias de escala em relação aos grandes players existentes no mercado. Isto leva a uma maior concorrência, mais escolha para os consumidores e os preços reduzidos - todos os benefícios para o consumidor.
3. Serviço de portabilidade: a solução baseada em SIM permite a implantação de vários serviços através do download de aplicativos e garante um serviço completo de portabilidade - o usuário pode ter os seus serviços mesmo quando mudam de handsets ou operadoras.
4. Maior segurança: handsets baseados em SIM e habilitados em NFC beneficiam se de fortes características de segurança, como números de PIN para acessar os serviços, técnicas de autenticação forte para proteger a carteira móvel (como a assinatura digital, OTP), bem como, a capacidade de operadoras para ativar ou desativar serviços de “over the air” se o handset for perdido ou roubado e reinstalar os serviços OTA toda vez que um handset é substituído por outro.

Fonte: Convergência Digital.