A internet como complemento da TV. É assim que o Google vê a relação entre publicidade online e offline, uma completa a outra de acordo com Henrique de Castro, presidente de Mídia, Mobilidade e Plataformas do Google.
De acordo com Castro, sites do Google como Orkut e o YouTube mais parceiros somam 95% da audiência da internet no Brasil. Cerca 80 milhões de brasileiros estão na internet.
Os segmentos jovens chegam a representar até 75% do total do público. "A TV está perdendo cobertura na camada jovem", afirmou o executivo, que defende a importância entre a complementaridade entre TV e internet. "Oferecemos uma audiência enorme aqui."
Além disso, há intenções de colocar anúncios nos displays. "Queremos permitir a inteligência das buscas no display", disse Castro. Assim que a empresa faz um anúncio no formato de link patrocinado ela seleciona as palavras-chave que vão acompanhar os anúncios nas buscas. A intenção é fazer com que o link seja relevante para quem está pesquisando no buscador.
Desta maneira, é possível segmentar anúncios de display e a audiência de acordo com perfil e contexto para conseguir resultados semelhantes aos das busacas, afirmou o presidente do Google.
O YouTube é uma “carta na manga” do Google nessa briga. Especialistas dos Estados Unidos costumam fazer comparações sobre o baixo preço dos anúncios na internet e os altos da televisão ou impresso. Chegam a falar em "dólares tradicionais e centavos digitais".
Porém, Castro não concorda com tal afirmação. Ele diz que a audiência do vídeo online não é menos valorizada economicamente e que "os preços são bem similares." Ele ainda mostrou estudos que mostram que as campanhas na internet são mais eficazes. As publicidades online visualizadas duas vezes têm o mesmo efeito que as de TV vistas sete vezes.
O motivo, segundo ele, é que os usuários estão mais próximos da tela quando têm contato com os anúncios pelo ciberespaço. Além disso, o meio online é possibilita mais direcionamento para o perfil de quem assiste.
No trabalho em display estão inclusos eventos patrocinados em vídeo (shows apresentados no Orkut, por exemplo). "É uma plataforma social de entretenimento", disse Castro.
Para Castro, os jovens não vão deixar de ver TV, mas a internet faz com que a televisão passe a ser cada vez mais personalizada. "O seu canal pessoal só vai vender o que é relevante para você", explicou.
À medida que a TV for se tornando mais digital, diferenças entre a publicidade tradicional e online vão desaparecendo. "A publicidade deixa de estar vinculada do conteúdo que está sendo mostrado, e passa a ser definida de acordo com o perfil do espectador", disse ele.
Fote: AdNews