A promoção do Projeto de Lei 116 ao status de Lei, agora sob número 12.485, já começa a desenhar um novo cenário para o mercado de comunicações no Brasil. Dois grandes grupos internacionais devem passar, em breve, a controlar duas das maiores operadoras de TV a cabo do país: Net e Telefônica.
A primeira pertence às Organizações Globo e à mexicana Telmex, do bilionário Carlos Slim. A empresa da família Marinho tem a maioria das ações, mas já pediu à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permissão para inverter o quadro, segundo a Folha de S.Paulo.
Já no caso da Telefônica é a Abril que fará a transferência. O grupo dos Civita é dono de empresas com a marca TVA em São Paulo, Curitiba e Foz do Iguaçu. E deve passar tudo ao grupo espanhol.
Os dois movimentos só são possíveis graças à nova legislação, vigente desde 13 de setembro, quando foi publicada no Diário Oficial da União. O texto permite que estrangeiros tenham controle acionário sobre as operadoras de TV paga e também liberou a entrada das teles nesse mercado.
A Globo pretende continuar na Net como acionista minoritária, já a Abril não quer mais atuar na TVA.
Fonte: AdNews