quarta-feira, 21 de setembro de 2011
TV digital: Mercado vende aparelhos sem o selo DTV
O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) identificou a venda no Brasil de aparelhos para recepção de TV digital sem o selo DTV. O adesivo, presente em televisores, dispositivos móveis e conversores digitais, garante a conformidade dos produtos com os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O selo DTV pode estar localizado na superfície do produto ou impresso nas embalagens, e atesta a excelência do desempenho dos equipamentos, de acordo com o padrão oficial de qualidade do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.
Aparelhos sem o selo podem apresentar problemas na recepção e exibição do sinal de TV digital, restringindo a quantidade de canais disponíveis ou mesmo impedindo o processamento contínuo do sinal, o que pode provocar falhas e bloqueios na exibição.
Conforme levantamento realizado pelo Fórum SBTVD, a maior parte dos equipamentos sem o selo DTV é vendida pela internet. "O consumidor precisa prestar atenção a esse item na hora da compra para garantir satisfação e tranquilidade após a aquisição dos receptores de TV digital", adverte Dilson Funaro, vice-presidente do Fórum SBTVD.
Confira a relação de fabricantes autorizados a identificar produtos com o selo DTV: Antenas Castelo -AOC -Century-Ekotech-Elsys-H Buster-LG-Panasonic-Philips-Samsung-Semp Toshiba-Sony-Tec Toy-Tele System e Visiontec.
Fonte: Convergência Digital