sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sem autorização, TV paga é exibida de graça no iPad

Por Emerson Limura

O iPad é um bom aparelho portátil para ver televisão via internet. Não é muito pesado e tem tela com boa qualidade de imagem, bateria de longa duração e muitos aplicativos que reproduzem conteúdo de TV.

Alguns deles transmitem vídeos de canais pagos ou sem autorização para exibição no Brasil, de redes como ABC, BBC, Discovery, ESPN, Fox, HBO, NBC e Sky. Isso chama a atenção principalmente porque são aplicativos vendidos na App Store, loja on-line da Apple que tem certa fama pelo rigor do seu processo de verificação --todos os programas enviados passam por avaliação da empresa antes de ser disponibilizados para o consumidor.

O mais popular aplicativo desse tipo no Brasil é o WatchTV HD, que lidera listas de programas para iPad mais baixados na App Store do país. Ele reproduz vídeos de emissoras de diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, França, Rússia e Japão.

A lista do Reino Unido, por exemplo, inclui conteúdo da BBC que normalmente não pode ser exibido em outros países. Entre as opções do Brasil, há canais fechados --como ESPN HD, Fox e HBO-- e abertos --como Cultura, RedeTV! e SBT.


SPB TV, TVU Player e theChanner são alguns aplicativos com funções semelhantes às do WatchTV HD. Além de agregarem conteúdo televisivo de vários países, todos eles têm em comum uma interface algo tosca, com falhas de usabilidade, e, no geral, vídeos com baixa qualidade de áudio e imagem.

Há ainda um sortimento de aplicativos chineses que oferecem, além de programas de TV, seriados e filmes sob demanda. O PPTV, por exemplo, apresenta uma infinidade de títulos, que abrangem de produções de Hollywood a vencedores de festivais europeus, passando por séries asiáticas, sitcoms norte-americanas e animações japonesas. A interface é em chinês, mas é fácil se acostumar a ela.

Posição das emissoras

A Folha entrou em contato com algumas redes de televisão que têm conteúdo reproduzido por aplicativos para iPad. Veja o que elas responderam:

HBO:
"A HBO Latin America não disponibiliza seus conteúdos exclusivos para assinantes por meio de download ou acesso streaming pela internet. Por isso, a utilização de qualquer programa para acesso gratuito à sua programação é ilegal. A HBO LAG considera extremamente grave a violação de sua propriedade intelectual e tomará as medidas necessárias para impedir que isso continue ocorrendo."

ESPN:
"A ESPN informa que o aplicativo WatchTV HD não tem autorização da empresa no Brasil para transmitir conteúdo dos canais. A emissora está analisando quais medidas adotará para resolver esta questão."

DISCOVERY:
"Identificamos conteúdo da rede Discovery apenas no aplicativo WatchTV HD. Esse conteúdo não está autorizado pela Discovery e já notificamos a Apple sobre isso."

DEUTSCHE WELLE:
"A Deutsche Welle está bem ciente de que certos provedores usam e integram conteúdo não autorizado da rede em aplicativos de terceiros. É parte da estratégia de distribuição da DW permitir que parceiros selecionados redistribuam conteúdo da DW. Entramos em acordo com determinados provedores que oferecem aplicativos de agregação de conteúdo. Provedores que integram conteúdo da DW sem permissão prévia são contatados pela DW e cordialmente solicitados a remover o conteúdo. Se nenhuma solução é encontrada, a DW é forçada a tomar ações legais."

FRANCE 24:
"Nós já concluímos acordos com algumas empresas, permitindo que elas distribuam o canal gratuitamente em suas respectivas plataformas. Mas, como você sabe, há um monte de aplicativos desse tipo, e às vezes é difícil identificar todos eles. Então estamos tentando, tanto quanto é possível, contatar todos para concluir acordos de distribuição. Se isso não ocorrer, nós podemos notificar alguns sites e aplicativos que vendem o nosso conteúdo sem ter um acordo prévio com a France 24, principalmente se os aplicativos não são gratuitos."

SBT:
"O SBT está expandindo sua cobertura para todas as plataformas digitais do mercado com as devidas práticas internas. Nesse específico aplicativo [WatchTV HD] não foi autorizado o uso da imagem, e no momento nenhum outro possui essa autorização. Com isso, o departamento jurídico da emissora está tomando as devidas providências legais para barrar esse tipo de veiculação indevida e não autorizada."

Fonte: Folha.com.