Por Luís Osvaldo Grossmann
Nas contas da Anatel, o Brasil encerrou o primeiro semestre de 2011 com 11,1 milhões de assinantes de TV paga. Nesses seis meses, o serviço prestado via satélite (DTH) superou o número de clientes na modalidade de TV a cabo e passou a concentrar mais da metade dos assinantes – em junho, chegou a 50,6% da base (ou 5,6 milhões de clientes).
Nos seis meses, o crescimento foi de 1,3 milhão de novos clientes. A virada no mercado, consolidada nos primeiros seis meses, deve-se ao ritmo muito mais forte de novas adesões. A exemplo dos outros meses, em junho 85% dos novos assinantes contrataram TV paga pelo DTH – 199,6 mil dos 234,6 mil registrados no mês.
A TV a cabo continua crescendo, mas em ritmo menor. Assim, do total de novos assinantes de junho, o serviço ficou com 40,6 mil. Ao longo do semestre, enquanto o cabo ampliou a base em 208,4 mil, o DTH avançou cinco vezes mais rápido, superando a marca de 1 milhão de novos consumidores.
Em contrapartida ao avanço dos principais segmentos, o serviço via MMDS segue definhando. Essa modalidade, que começou o ano com 303,8 mil assinantes, chegou ao fim de junho com 275,5 mil, representando, então, 2,4% do mercado total de TV paga no país.
Fonte: Convergência Digital.