Principal responsável pelo crescimento do número de assinantes de TV paga no país, a transmissão por satélite (DTH) passou a contar, em maio, com 5,41 milhões de clientes, ou 49,8% dos 10,87 milhões de consumidores desse serviço no país.
Como vem acontecendo nos últimos meses, o DTH foi responsável por 8 de cada 10 novos assinantes registrados em maio, mês em que a expansão do serviço no país, incluindo a prestação via cabo, teve adição líquida de 216,2 mil assinantes.
No conjunto dos cinco primeiros meses, a TV paga ampliou a base em 1,1 milhão de clientes – alta de 11,3% sobre o ano passado. Foi também o período em que o DTH se tornou a tecnologia mais utilizada – o cabo conta com 47,6% do mercado.
Em dezembro de 2010, os serviços de TV por assinatura via satélite representavam 45,8% do mercado nacional, enquanto os prestados via cabo 51% detinham participação de 51%.
Já os serviços prestados por MMDS (microondas) continuam a perder clientes – a queda em maio foi de 1,7% da base de assinantes. Ao longo do ano, o serviço perdeu cerca de 20 mil consumidores no país, contando hoje com 281,2 mil, ou 2,5% do mercado.
* Com informações da Anatel
Fonte: Convergência Digital