quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novo instituto pretende promover educação cidadã e digital no Brasil

Por Luis Grossmann

A preocupação com o crescimento do número de internautas brasileiros nos próximos anos graças ao impulso do Plano Nacional de Banda Larga, levou um grupo de especialistas em Segurança da Informação a criar um instituto, que terá por objetivo contribuir para a educação cidadã e digital no Brasil.

O "Instituto Coaliza" nasceu justamente da percepção de especialistas de que há uma ausência de políticas voltadas para educar os novos internautas sobre o bom uso da Internet. Para eles, não basta apenas dar o acesso à Internet para as classes menos favorecidas. Será necessário que a Sociedade Civil como um todo faça a sua parte, se una para ajudar a instruir esse novo contingente a entender que o seu comportamento no mundo virtual não difere do mundo real.

O Instituto será aberto à todos que desejarem contribuir nesse projeto. Pretende envolver governo, empresas e escolas nessa tarefa, segundo explicou um dos idealizadores do projeto, o consultor sênior em Segurança da Informação, Lincoln Werneck. Ele anunciou o novo projeto durante palestra que proferiu no seminário da OAB de São Paulo, que debateu os efeitos do Plano Nacional de Banda Larga.

Fonte: Convergência Digital