quarta-feira, 23 de março de 2011

Sem condições de imprimir, jornal japonês é escrito à mão para ajudar desabrigados

Sem eletricidade, gasolina, gás ou qualquer outro combustível capaz de operar impressoras, o único jornal da devastada cidade japonesa de Ishinomaki voltou ao método mais básico para a impressão de informações: papel e caneta.

O Ishinomaki Hibi Shinbun é escrito com canetas em grandes folhas de papel que são distribuídas nos centros de emergência que circundam a cidade e recebem refugiados, feridos e desabrigados em decorrência dos recentes desastres naturais.

De acordo com o chefe de reportagem da publicação, Hiroyuki Takeuchi, as mídias televisivas e de internet fazem uma ampla cobertura das tragédias. No entanto, com a falta de eletricidade em algumas localidades do Japão, as informações não chegam às pessoas que mais necessitam. Além disso, um racionamento foi sugerido pelos governantes e, por ora, a adesão é maciça.

“Pessoas que sofreram uma tragédia como essa precisam de comida, água e também de informação”, disse Takeuchi à reportagem do Washington Post. “Estas pessoas estão desesperadas por informação”, acrescentou.

No primeiro dia em que a versão manuscrita foi publicada, no dia 13 de março, o jornal mostrou o cronograma das equipes de salvamento no país e um panorama de toda destruição na cidade, que foi reduzida a uma massa de 30 mil desabrigados.

No dia seguinte, apresentou uma lista com nomes e idades dos corpos que foram identificados na véspera. Além disso, relatou o caso de um saque a um supermercado - fato que, segundo o jornal, mostrava o grau de desespero dos japoneses.

Fonte: Portal Imprensa.