segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Senadora filipina pede que blogueiros sejam incluídos em lei de proteção à imprensa

Redação Portal Imprensa

Nas Filipinas, a senadora Miriam Defensor Santiago pediu que jornalistas de publicações online e blogueiros sejam incluídos na lei que protege jornalistas de outros veículos e aumenta a pena daqueles que cometerem crimes contra profissionais de imprensa no país.

O projeto de lei no senado Filipino, que será levado à votação ainda no primeiro semestre deste ano, aprevê que em caso de assassinato desses profissionais, por exemplo, o réu pode ser condenado à prisão perpétua.

Apesar de a lei figurar como um passo importante na proteção dos jornalistas no país, Miriam quer que ela seja modificada para que todos os que atuam como jornalistas sejam beneficiados, independentemente do veículo em que trabalham.

"Não há motivo para que apenas funcionários de TV e de impressos sejam incluídos na proposta de lei", disse Miriam na última quinta-feira (20).

A proposta de uma lei que aumentasse a proteção dos jornalistas entrou em pauta no país no depois de 2009, ano em que 32 profissionais de imprensa foram mortos, sendo que 12 deles de uma só vez, no que ficou conhecido como "Massacre de Mindanao". As informações são do Journalism.co.uk.

Fonte: FNDC