Redação Portal IMPRENSA
Na última terça-feira (14), Cuba lançou a sua versão da enciclopédia online Wikipédia. O site EcuRed é um projeto da União dos Jovens Comunistas, entidade ligada ao regime do ditador Raúl Castro. A página "nasce da vontade de criar e difundir conhecimento com todos e para todos; a partir de Cuba e com o mundo".
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a página apresentava no dia de seu lançamento 19.482 textos, todos escritos em espanhol. A EcuRed declarou que será um site aberto a colaborações, e que todo material recebido passará por uma espécie de filtro antes de ser publicado.
Alguns verbetes do site cubano fazem críticas aos EUA. Como exemplo, a descrição feita pela EcuRed sobre a CIA, agência de inteligência norte-americana, menciona que o órgão está envolvido "em operações encobertas para desestabilizar governos (...) em países que pretendiam levar a cabo transformações contra os interesses norte-americanos".
E ao falar sobre temas comunistas, como a União Soviética, a enciclopédia virtual cubana diz que ela foi "essencial" para que a humanidade tivesse um avanço nas "formas de organização mais justas e solidárias".
Atualmente, a EcuRed menciona que possui 444 páginas "a melhorar", e disponibiliza planilhas para que seus usuários e colaboradores possam editar ou publicar verbetes. Em sua homepage, o site destaca uma frase atribuída a José Martí, mártir da independência de Cuba: "Toda a Glória do Mundo cabe em um grão de milho".
Fonte: Portal IMPRENSA