Por Andres Kalikoske
Em artigo publicado no periódico The Chronicle of Philanthropy do dia 4 de abril, o presidente da Fundação Ford, Luis Ubiñas, reforçou o comprometimento da entidade norte-americana com a democracia e redução da pobreza mundial.
Preocupada com a promoção do pleno desenvolvimento da sociedade civil, a entidade anunciou um investimento de 50 milhões nos próximos cinco anos. Neste momento, o foco principal é democratizar o acesso de banda larga à internet, serviço que ainda não é uma realidade para milhões de cidadãos em todo mundo.
Conforme Ubiñas, inovações neste sentido podem ser transformadoras, uma vez que todas as pessoas devem ter a oportunidade de acesso à internet de alta velocidade, além da opção de escolher livremente a empresa fornecedora do serviço, ação que estimula a concorrência e o desenvolvimento tecnológico do setor. O presidente citou ainda a preocupação no sentido da proteção de direitos autorais. "Colaboramos com os cidadãos, companhias e governos que queiram criar regras de bom senso, para evitar a censura e o comportamento anti-concorrencial, sempre inibidor da inovação".