segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rede Manchete completa dez anos fora do ar

Por Andres Kalikoske

Há exatos dez anos a Rede Manchete de Televisão encerrava suas transmissões, mais precisamente no dia 10 de maio de 1999. A história da emissora começa em 19 de agosto de 1981, na cidade de Brasília, quando o empresário Adolpho Bloch assinou contrato para a implantação de uma nova emissora. O nome do novo canal seria o mesmo da revista Manchete, também do Grupo Bloch. Com um investimento de cerca de 50 milhões de dólares, surgia então a rede.

Com emissoras próprias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, a nova TV estreou em 5 de junho de 1983, um domingo. No lançamento, foi exibido um vídeo onde uma nave em formato de “M” (logotipo da Manchete), sobrevoava cidades brasileiras.

O primeiro programa exibido foi o musical “Mundo Mágico”. No decorrer dos anos, programas como “Conexão Internacional”, “Bar Academia”, “Jornal da Manchete”, “Clube da Criança”, “Tamanho Família”, “Repórter Manchete” e “Na Rota do Crime” marcaram época.

Teledramaturgia

As novelas ganharam atenção especial, com estreia da minissérie Marquesa de Santos, em 1984. Nos anos seguintes, vieram os produtos “Dona Beija”, “Kananga do Japão”, “Pantanal”, “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, “Xica da Silva” e “Brida”, que saiu do ar sem ser concluída.

Em meio a exibição de marcantes atrações durante quase duas décadas, também se entendeu uma crise financeira iniciada em 1986. Nessa época, a Manchete já acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que chegava a 23 milhões de dólares.

Após varias tentativas de salvar a emissora no decorrer dos anos, em 1999, a família Bloch arrendou a programação para a Igreja Renascer em Cristo. Pelo acordo, a Renascer se responsabilizaria pelas finanças e pela programação durante um período de 15 anos.

Depois de um mês nas mãos da Renascer, a Manchete retornou ao comando do grupo Bloch. O arrendamento foi desfeito devido à falta de pagamento da primeira parcela do contrato. Em 10 de maio de 1999, a partir de várias reuniões, concretizou-se a venda da Manchete para o grupo TeleTV, do empresário Amilcare Dallevo Júnior. Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da RedeTV!