sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Moçambique: O estado da Nação é bom



Por Magú Adriano*

O estado Nação não nunca será mau!
Sem uma análise profunda, pode-se crer que as pessoas mais ricas ou “endinheiradas” continuam sendo muito mais poderosas que antes, até porque as fortunas destes tem crescido de forma exponencial.
A revolução verde! Esta, está a deixar alguns bolsos mais verdes do que antes estiveram. A revolução propalada a que no “país da marrabenta” está relacionada a agricultura que se pretende que desenvolva, mas lamentavelmente ela só desenvolve nos olhos de quem diz que há desenvolvimento. Cresce mesmo? Cresce porque os índices de má nutrição das populações rurais também crescem.
A criminalidade!
Está a baixar comparativamente ao ano passado, só que ela cresce de forma “qualitativa”, mas só nas cidades de Maputo e Matola por isso que a imprensa vive propalando que a criminalidade aumentou – disse Sr. Ministro.
É verdade o que diz o Sr. Ministro?
Um perigoso cadastrado fugiu das celas da mais segura prisão do país. – Não deve haver motivos de preocupação, nem alarmes porque mesmo nos EUA, África do Sul, Brasil os prisioneiros fogem… Moçambique não pode nem deve ser melhor que estes países… porque já somos melhores na corrupção sem corruptores.
Diz um Sr.: Até porque há países piores que Moçambique como Libéria, Serra Leoa, Congo, Iraque, Afeganistão e mais…
Na saúde.
• Neste ano em Moçambique morreram menos pessoas vítimas de cólera que no Zimbabué.
• Há mais pessoas a serem tratadas com anti-retrovirais, mesmo sem suplemento alimentar.
• Há mais hospitais sem pessoal médico e remédios.
Educação
• Na luta contra o analfabetismo, há mais pessoas com a sétima classe feita, mesmo que não saibam ler e escrever
• Há mais escolas, menos professores, menos equipamentos
• Na correcção dos exames da décima segunda classe, o sistema funcionou muito bem…
Energia
A Cahora Bassa é nossa por isso que a energia se tornou mais cara.
O problema da fome que se tem propalado é apenas um facto real na mente de alguns jornalistas e políticos mal intencionados, porque o próprio povo que passa tal fome em nenhum momento apareceu a reclamar. Diz um político.
No dia em que o Estado da Nação estiver mal ou mau, Moçambique será o país menos burocrático do mundo, menos corrupto, mais seguro. Neste mesmo momento, a frase “estamos a trabalhar neste sentido” deixar de existir.
Enquanto persistir a crise no Zimbabué, na Somália, Djibuti, Haiti na condição que actualmente se encontram, o estado da nossa Nação será sempre bom.

• maguadriano@yahoo.com.br, Estudante Finalista do curso de Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique.