O jornal "O PAÍS", é dos poucos que faz uma mesclagem de assuntos em termos de actualidade.
No que se refere à televisão, a TVM faz uma apresentação de alguns artigos importantes (do seu ponto de vista), que mesmo assim, são muito superficiais e actualizados em períodos de tempo muito longos (diariamente) - o que remete a ideia de o site ser apenas um complemento, para levar as pessoas verem a televisão. Já a STV não exibe notícias no seu site, apenas informação referente à programação e à empresa em sí.
O caso da rádio é relativamente diferente, aliás, pelas especificidades do tipo de transmissão da mensagem ao público (não faria muito sentido colocar no site, apenas excertos do que foi ou está a transmitido). Encontramos os casos da Rádio Moçambique e da 9FM, em que os internautas têm acesso directo ao sinal da rádio, possibilitando ouvir em tempo real o que está a ser passado na rádio - daí que não hajam muitos artigos escritos no próprio site.
O cenário actual mostra que os midia nacinais têm muito que evoluir no que se refere a disponibilização séria de informação grátis na internet. A situação actual pode até ser justificada pela ainda fraca aderência de consumidores à "rede", por motivos relacionados a vários aspectos (desde deficiências na distribuição da Internet pelo país, até aos preços aplicados onde esta chega), o que torna a publicidade, por exemplo, ainda muito pouco rentável para o meio nacional. Assim, só a cobrança pelo acesso aos artigos em sí, pode gerar fundos, ou então, como já verificamos, a presença das empresas midia na Internet é usada apenas para marketing e publicidade dos produtos da mesma (jornais, revistas, etc).
Luís Chagaca