quarta-feira, 11 de junho de 2008

Jornalismo Moçambicano na Internet (uma breve reflexão)

A aprovação pelo parlamento moçambicano da lei 18/91 de 10 de Agosto, a Lei de imprensa, foi o marco da abertura duma nova era do jornalismo Moçambicano pós-colonial, enquadrado na (então) nova política de mercado. No entanto, só a a partir de um período muito recente as empresas midia nacionais começaram a colocar alguns dos seus produtos também na Internet, e mesmo assim, se tivermos em conta a classificação de Pavlick (QUADROS, 2002), a maior parte desses conteúdos referem-se aos estágios iniciais do jornalismo on-line - em que há uma transposição da versão impressa para a Internet ou essa transposição e mais alguns produtos diferenciados do jornal de papel. Basta para isso notarmos os casos dos sites de jornais impressos nacionais: a maior parte deles (senão todos) faz apenas uma amostragem de uma parte de cada artigo, remetendo, para leitura completa, a uma sistema de pay-per-view, e os casos que são excepção referem-se a artigos já publicados em edições anteriores dos jornais.

O jornal "O PAÍS", é dos poucos que faz uma mesclagem de assuntos em termos de actualidade.

No que se refere à televisão, a TVM faz uma apresentação de alguns artigos importantes (do seu ponto de vista), que mesmo assim, são muito superficiais e actualizados em períodos de tempo muito longos (diariamente) - o que remete a ideia de o site ser apenas um complemento, para levar as pessoas verem a televisão. Já a STV não exibe notícias no seu site, apenas informação referente à programação e à empresa em sí.

O caso da rádio é relativamente diferente, aliás, pelas especificidades do tipo de transmissão da mensagem ao público (não faria muito sentido colocar no site, apenas excertos do que foi ou está a transmitido). Encontramos os casos da Rádio Moçambique e da 9FM, em que os internautas têm acesso directo ao sinal da rádio, possibilitando ouvir em tempo real o que está a ser passado na rádio - daí que não hajam muitos artigos escritos no próprio site.

O cenário actual mostra que os midia nacinais têm muito que evoluir no que se refere a disponibilização séria de informação grátis na internet. A situação actual pode até ser justificada pela ainda fraca aderência de consumidores à "rede", por motivos relacionados a vários aspectos (desde deficiências na distribuição da Internet pelo país, até aos preços aplicados onde esta chega), o que torna a publicidade, por exemplo, ainda muito pouco rentável para o meio nacional. Assim, só a cobrança pelo acesso aos artigos em sí, pode gerar fundos, ou então, como já verificamos, a presença das empresas midia na Internet é usada apenas para marketing e publicidade dos produtos da mesma (jornais, revistas, etc).

Luís Chagaca

Via http://luischagaca06.blogspot.com/